A Câmara Municipal de Padre Marcos aprovou, hoje quarta feira 28/01 em sessão extraordinária, dois importantes projetos de lei de autoria do Poder Executivo que tratam do reajuste salarial de servidores públicos municipais para o ano de 2026. Chamada nominal dos vereadores, como manda os artigos 151, do Regimento Interno da Casa. Iranildo Francisco de Carvalho – PSD presidente, Aldeilde Anália de Jesus – PSD vice presidente, José Bonifácio da Silva Dias – PSD 1° secretário, Manoel Francisco de Carvalho – PSD 2° secretário, Emanoela Conrado Sousa Lima – PSD, , José de Fátima Araújo Leal – MDB, , Leomir Bonival de Sousa – PSD, Marlon da Silva Carvalho – PSD. A íntegra da referida sessão ordinária, como os discursos e votação de matérias, está gravado em áudio e vídeo no perfil oficial da Câmara municipal de vereadores, no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=RYsGq7AoD2s

Na pauta as seguintes matérias: Projeto de Lei nº 001/2026 dispõe sobre o reajuste de 9% no piso salarial do magistério da rede municipal de educação de Padre Marcos, percentual superior ao reajuste nacional do magistério, que para este ano foi fixado em 5,4%. Com a atualização nacional, o piso passa de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, valor válido para profissionais da rede pública de todo o país com jornada de 40 horas semanais.
Ao conceder um reajuste acima do índice nacional, o município de Padre Marcos reforça a política de valorização dos profissionais da educação, reconhecendo a importância do magistério para o desenvolvimento educacional e social da população.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 002/2026, que trata do reajuste do valor dos vencimentos dos servidores municipais que recebem como rendimento o salário-mínimo nacional, assegurando a adequação salarial ao novo valor vigente em 2026 e garantindo a manutenção do poder de compra desses trabalhadores.
As duas matérias tramitaram em regime de urgência especial e foram aprovadas em votação única, demonstrando a prioridade dada pelo Poder Legislativo às pautas relacionadas à valorização dos servidores públicos municipais.
Com a aprovação dos projetos, a Câmara Municipal de Padre Marcos reafirma seu compromisso com o diálogo institucional, a responsabilidade fiscal e a adoção de medidas que promovem a valorização dos servidores e o fortalecimento da administração pública municipal.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PADRE MARCOS-PI, ESTADO DO PIAUÍ, IRANILDO FRANCISCO DE CARVALHO, em conformidade com a Lei Orgânica e Regimento Interno, CONVOCA os Senhores Vereadores e Senhoras Vereadoras, nos termos do Regimento Interno, para a 1ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal, por requerimento de autoria da senhora Prefeita Municipal, tendo como Ordem do Dia a apresentação, discussão e votação em regime de urgência especial das seguintes matérias:
-
PROJETO DE LEI Nº 001/2026, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o reajuste do Piso Salarial do Magistério da rede municipal de Educação de Padre Marcos, Estado do Piauí, para o ano de 2026, e dá outras providências.
-
PROJETO DE LEI Nº 002/2026, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o reajuste do valor dos vencimentos dos servidores municipais de Padre Marcos, Estado do Piauí, que recebem como rendimento o salário-mínimo nacional para o ano de 2026, e dá outras providências.
- Trata-se de urgência especial requerida pela Prefeita Municipal de Padre Marcos-PI, Wiliane Kelly da Silva da Silva, desta feita, na forma do artigo 201 e seguintes do Regimento Interno, coloco em votação o REQUERIMENTO DA URGÊNCIA ESPECIAL SOLICITADA PELA PREFEITA, que foi APROVADO!
- 1.2 – Aprovada a urgência especial do Projeto de Lei, coloco em votação a dispensa de emissão de parecer pelas comissões, conforme artigo 203, §1º do Regimento Interno.
Fotos:
