A Prefeitura de Padre Marcos–PI, anunciou reajuste de 9% no piso do magistério para o ano de 2026. O anúncio ocorreu após reunião realizada pela prefeita Wiliane Kelly da Silva com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSEPEM), comissão de professores, integrantes do Poder Executivo e vereadores do município.
Participaram do encontro o presidente do sindicato, Francisco José da Silva, do assessor jurídico Salatiel Barbosa, do chefe de gabinete Valdinar Silva, do presidente da Câmara Municipal, Iranildo Carvalho, e do vereador Bonifácio. A pauta central foi a atualização do piso nacional do magistério, conforme os percentuais definidos pelo Governo Federal e a complementação assegurada pelo município.
Com o reajuste de 9%, o piso que em 2025 era de R$ 4.867,77 passará, em 2026, para R$ 5.315,33 no âmbito municipal. Durante a reunião, os projetos de lei que tratam da adequação salarial foram formalmente encaminhados ao Poder Legislativo para apreciação e votação dos vereadores.
De acordo com a gestão municipal, a medida reforça o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e com o cumprimento da legislação que garante a atualização anual do piso do magistério, assegurando melhores condições salariais aos professores da rede pública de Padre Marcos.
Fonte: Infonewss