Na manhã desta sexta-feira (30), a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um encontro fundamental voltado à conscientização sobre a saúde mental e emocional. O evento, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, marcou o encerramento das atividades da campanha Janeiro Branco na cidade.
Sob o tema central “Cuidar da mente é cuidar da vida”, o encontro reuniu profissionais da rede de saúde e o público em geral para uma manhã de reflexão e aprendizado, com as contribuições das profissionais: psicóloga Jessica Ramos e da enfermeira Gerlany Leal. A iniciativa buscou desmistificar tabus sobre transtornos mentais e reforçar a importância do autocuidado e do equilíbrio emocional no cotidiano.
O Secretário de Saúde Walter Filho, explicou acerca da programação do evento, destacando a importância do momento para reflexão sobre à saúde mental, bem como agradeceu a presença de todos que estiveram participando da ação.

“Estamos realizado esse evento alusivo ao janeiro branco, mês de conscientização sobre saúde mental e emocional, e eu iniciei falando sobre os serviços que são ofertados no nosso município para o cuidado da saúde mental, também tivemos palestras com os profissionais, e só tenho agradecer ao público que compareceu e ao apoio do prefeito Márcio Alencar”, disse o secretário.
A Enfermeira Gerlany Leal, parabenizou a gestão pela iniciativa e atenção para o cuidado com a saúde mental da população.

“O município de Alegrete está de parabéns pela inciativa de realizar a campanha do Janeiro Branco, um evento muito necessário, pois estamos diante de uma pandemia de saúde mental, principalmente entre trabalhadores e trabalhadoras. Foi um evento muito importante e agradecemos demais a todos que ficaram até o final”, disse.
Para encerrar as atividades, foi realizado um sorteio de brindes entre os participantes, seguido de um coffee break, proporcionando um espaço de troca de experiências e confraternização entre os profissionais de saúde e os moradores presentes.
Veja fotos!
