Na manhã deste sábado (20), a Prefeitura de São Julião, através da Secretaria de Saúde, realizou o Projeto “Básico Bem Feito”, uma iniciativa voltada para incentivar hábitos saudáveis e promover a qualidade de vida da população, com foco especial em indivíduos que sofrem de hipertensão e diabetes.
O evento ocorreu no CETI Aprígio Pereira Bezerra e contou com uma palestra ministrada pelo endocrinologista Dr. Leonardo Maia, que abordou temas relevantes sobre controle e prevenção dessas doenças. Além disso, o nutricionista Cássio Bruno, também trouxe contribuições sobre a necessidade de manter uma alimentação saudável e a Personal Trainer Gonçalina, falou da importância de se praticar a atividade física e a importância do monitoramento regular de condições de saúde.
Durante o evento, os participantes também tiveram um momento de cuidados, onde puderam realizar a aferição da pressão arterial, testes de glicemia, verificação de peso e altura, além de receber orientações nutricionais e informações sobre o uso correto de medicamentos.
O prefeito Renaldinho Ramos, esteve presente à ação, onde ressaltou a importância de se realizar eventos como este para conscientizar à população sobre a prevenção destas doenças.

“Hoje estamos realizando esse evento sobre diabetes, hipertensão, com o palestrante Leonardo, um tema muito importante, e isso mostra o nosso compromisso para com a saúde da nossa população. E nós estamos buscando trazer esses momentos para conscientizar a população sobre a prevenção dessas doenças”, disse o prefeito.
A Secretária de Saúde, Dra. Sara Jane, falou da importância da população se manter informada sobre a prevenção e sobre a maneira correta de se tratar de doenças como diabetes e hipertensão. Na oportunidade, ela reafirmou o compromisso em sempre buscar trazer evento eventos de cunho informativos e esclarecedores para os munícipes.

“Por que estamos aqui hoje com esses profissionais, porque temos um público gigante que são cadastrados como hipertensos ou diabéticos e as vezes as duas coisas, e a gente sente que tem uma desinformação, as vezes fazem uso da medicação incorreta e não fazem a atividade física, então essas duas doenças, são doenças crônicas, que você vai levar ao longo da vida, mas não é uma sentença de morte, é só preciso fazer alguns ajustes, e por isso, a gente trouxe aqui o melhor profissional da cidade de Picos, Leonardo Maia”, afirmou a Secretária.
O endocrinologista Leonardo Maia, explicou acerca do objetivo de sua palestra, que era tirar as dúvidas da população quanto ao diagnóstico, tratamento e prevenção de diabetes e hipertensão.

“Vim aqui para esclarecer sobre a origem do diabetes, como identificar os primeiros sinais, como buscar o diagnóstico precoce e o tratamento. Muitas vezes essas questões ficam no imaginário das pessoas. Nossa ideia é desmistificar o que é o diabetes, para que cada um conheça o seu inimigo e consiga combatê-lo de forma mais eficaz”, explicou.
Veja imagens!