Clique e saiba como anunciar
no piauiemfoco.

PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde de Pio IX afasta médico após morte de recém-nascido por suspeita de negligência médica

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Um recém-nascido, do sexo masculino, morreu após apresentar complicações de saúde no município de Pio IX, interior do Piauí. O caso gerou denúncia de suposta negligência médica por parte da família e levou ao afastamento do médico Anestaldo Costalonga, que havia atendido a criança, pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, que confirmou ainda que instaurou apuração para esclarecer os fatos.

O bebê foi levado à unidade de saúde municipal Dona Lourdes Mota após apresentar febre. Segundo os familiares, ele não se alimentava bem. No primeiro atendimento, o médico verificou que a criança não tinha febre no momento da consulta, escutou os batimentos cardíacos e orientou a família a retornar para casa, com a recomendação de voltar em caso de agravamento do quadro.

Relato da mãe

A mãe do bebê, Vanessa Rocha, enfatiza que a morte do bebê é em decorrência da suposta  negligência e afirma que vai buscar justiça.

“Está sendo muito difícil, é um buraco profundo que estou sentindo. Perdi meu filho pela incapacidade de alguém. Quero justiça, vou processar o médico e o hospital para que outras pessoas não passem pelo que estou passando. Cheguei no hospital, o médico abriu a mantinha do meu filho e disse: O que você está fazendo aqui? Esse bebê não tem nada, procure sua mãe para te ajudar a cuidar porque você está muito é perdida. Eu insisti: Dr. meu filho está com mais de 40ºC de febre e ele disse que a criança estava muito coberta. Eu pedi para olhar os batimentos e ele disse que não ia olhar, porque ele não tinha nada. Volto para casa com meu filho e no dia seguinte ele convulsionando, com mais de 40ºC de febre, procuro novamente a unidade e a equipe de profissionais disse que meu bebê precisava ser transferido porque aqui não havia suporte. Viemos para Picos de ambulância, mas quando chegamos já confirmaram a morte”, relatou emocionada.

Ela ainda afirmou que o bebê nasceu saudável e foi avaliado por diversos médicos em Picos, onde a criança nasceu. Um pediatra teria apenas recomendado observação devido ao pescoço do recém-nascido estar mole, com orientação de retorno caso persistisse em três dias.

Relato do médico Anestaldo

Em entrevista exclusiva ao Cidadeverde.com/picos, Anestaldo Costalonga afirmou que prestou atendimento e orientou a mãe. Ele disse ser solidário à dor da família e lamentou a morte do bebê.

“Eu fiquei ciente do óbito e profundamente triste com o ocorrido. Entendo a dor da mãe, em função da perda do filho, é algo que abala profundamente qualquer pessoa. No momento do atendimento, a criança estava dormindo, sem febre, mas a mãe relatou que havia tido febre e chorava muito. Orientei que retornasse à unidade a qualquer sinal de alerta”, declarou o médico.

Posicionamento da Secretaria de Saúde

O Secretário Municipal de Saúde de Pio IX, Jônatas Leite, informou que o profissional havia sido contratado há dois meses e foi afastado nesta terça-feira (23) para apuração dos fatos.

“Afastamos o médico de suas funções para que possamos apurar o que de fato aconteceu. Já buscamos informações junto à Sesapi para entender também como foi o nascimento da criança, que apresentou febre logo após receber alta em Picos. Estamos apurando todos os detalhes”, frisou.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que não pode divulgar dados de prontuários médicos, mas confirmou que acompanha o caso.

Linha do tempo do caso

– 19/09 (sexta-feira): Vanessa Rocha, com 37 semanas de gestação, procurou a unidade de saúde de Pio IX com dores; foi encaminhada a Picos para realização de exames.

– 20/09 (sábado): A gestante voltou à unidade com sinais de dilatação e foi transferida ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos, onde deu à luz. Recebeu alta no dia seguinte.

– 21/09 (domingo à noite): O recém-nascido apresentou febre de 38°C e foi levado ao Hospital Dona Lourdes Mota, onde foi atendido pelo médico. O médico não constatou febre e orientou a família a retornar para casa.

– 22/09 (segunda-feira): O bebê mamou pela última vez às 7h e, ao longo do dia, ficou sem se alimentar. À tarde apresentou sinais de fraqueza e espuma na boca, mas se recuperou. À noite voltou a ter febre de 40ºC, convulsionou duas vezes e foi novamente levado ao hospital, sendo encaminhado para Picos.

– Chegada em Picos: O óbito foi confirmado na unidade hospitalar.

Fonte: Cidade Verde Picos

VEJA MAIS:

WhatsApp
Telegram
Facebook
X
PUBLICIDADE