Clique e saiba como anunciar
no piauiemfoco.

PUBLICIDADE

Unidos em Fé: Comunidade Católica celebra a missa da Santa Cruz no Morro dos Três Irmãos, em Jaicós; Confira as Fotos!

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Neste sábado (03), a comunidade católica de Jaicós e região celebrou com grande fervor os 107 anos de fé e devoção no Morro Três Irmãos, localizado a 18 km da cidade, no povoado Croazal. A celebração contou com a presença do bispo diocesano, Dom Plínio José, que presidiu a missa, ao lado do pároco local, padre Miguel Feitosa, e do padre Chiquinho, da Paróquia de São Sebastião de Patos do Piauí.

SOBRE A TRADIÇÃO

A tradição de peregrinação ao Morro Três Irmãos remonta a antes de 1919, quando os fiéis já se reuniam no local para momentos de oração. Um marco importante da história foi em 1917, quando dois missionários ergueram um cruzeiro. Dois anos depois, o padre Miguel Reis Melo celebrou a primeira missa aos pés do cruzeiro, dando início a um legado que perdura até os dias atuais. Em 1959, o padre Mariano da Silva Neto consolidou essa ligação espiritual, ao conduzir em procissão a imagem do Cristo Crucificado da Matriz de Nossa Senhora das Mercês até o morro. Essa imagem permanece no local como um símbolo de devoção e esperança para a comunidade.

O Bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio, falou da importância dessa tradição para os devotos, uma vez que os aproximam de Cristo.

Dom Plínio

“É uma tradição importante, marcada pela fé do nosso povo, e a Diocese de Picos se alegra, em ter esse espaço geográfico, onde as pessoas se encontram para meditar na palavra de Deus, e inclusive rever o sentido da cruz em suas vidas, porque a cruz está marcada em nossa vida desde o batismo que nos identifica com Cristo que morreu nessa cruz”, disse.

O padre Miguel Feitosa, falou acerca do sacrifício que é feito por cada devoto até chegar o Morro dos Três Irmãos, e contou da alegria de poder ver o aumento do número de fies a cada ano.

Padre Miguel

“Eu sempre me emociono ai celebrar aqui no Morro dos Três Irmãos, porque eu sei que não é fácil o acesso, é um sacrifício, eu sei que a eucaristia é um sacrifício de Cristo no altar, mas eu sei que é um sacrifício humano, mas as pessoas vem para cá por devoção, e ao subir o monte nós nos aproximamos de Deus na oração e na comunhão, e muito me alegra ver que a cada ano aumenta o número de fies nas celebrações, isso deixa nós igreja muito alegres, por estarmos sendo correspondido por aquilo que pregamos”, contou.

Participando da missa, o prefeito Weslley Bispo, falou acerca da importância de manter a tradicional festa religiosa.

 

“É um momento de muita alegria, de agradecer a Deus, e a gente vem melhorando o acesso ao Morro, para que possamos receber os fies todos os anos, porque essa é uma festa de tradição no nosso município”, afirmou.

A celebração deste ano reafirma a importância da fé na vida dos moradores e a continuidade de uma tradição que une gerações em torno da espiritualidade e da história local.

Fotos:

 

VEJA MAIS:

WhatsApp
Telegram
Facebook
X
PUBLICIDADE