Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Câmara de Pio IX realiza sessão ordinária, projeto de Lei e requerimento é aprovado; Veja!

em 07 de maio de 2024

Na noite da última segunda-feira (06), a Câmara de Pio IX, realizou mais uma sessão ordinária, onde requerimentos e Projetos de Lei, foram aprovados em prol de melhorias para o município. A sessão foi presidida pelo presidente Carlito Pedro, e contou com a presença de todos os vereadores.

Durante a sessão, foi colocado em votação o Projeto de Lei de nº 01/2024 que dispõe sobre a reestruturação administrativa de cargos efetivos e comissionados da Câmara de Pio IX, que foi rejeitado pelos parlamentares de oposição à presidência da Casa Legislativa. Ainda foi votado o Projeto de Lei Municipal nº 02/2024 que dispõe sobre as normas de concessão do cordão de girassol, símbolo de pessoas com deficiência oculta, aprovado por unanimidade.

Na oportunidade, o vereador e presidente da Câmara, Carlito Pedro, apresentou o requerimento de nº 01/2024, que solicita a elevação do agrupamento policial GPM de Pio IX a condição de companhia de Polícia Militar.

Os vereadores fizeram o uso da tribuna e cobraram melhorias em prol da população:

O parlamentar, Chico Luiz, reforçou a cobrança em relação a falta de água no município. “Quero falar também da falta de água aqui em Pio IX, quatro dias sem água, e em alguns locais já estão com sete dias, sem falar daquelas pessoas que moram em locais mais alto, a culpa não é somente da Agespisa, mas também da fornecedora de energia, a Equatorial, cobra caro por um serviço medíocre, que deixa muito a desejar, quando eu estudei, aprendi que quando a energia fica oscilando e causa um efeito chamado ressonância, e queima os eletrodomésticos, e queimou a bomba, mas o pessoal não entra na justiça, porque se entrassem, eles teriam que melhorar a qualidade, ou teriam que levar prejuízo, tem que fazer o seu direito e tem que ser cobrando. Queria até pedir a Câmara, para que a gente se reúna e mande uma procuração com o promotor para ver se resolve logo isso”, disse.

Vereador Chico Luiz

O vereador Zé Miguel, parabenizou os alunos da rede estadual pela conquista do intercâmbio, e destacou que se o município investisse em educação, teria os mesmos resultados do Estado.

Vereador José Miguel

“Quero parabenizar aos alunos, o professor Diógenes e todo o núcleo gestor do Ceti Nossa Senhora do Patrocínio, pela conquista de se alcançar. Eu como professor, sinto orgulho de ver todo o trabalho que é feito na educação estadual tenha gerado tantos frutos positivos. A gente fica feliz em ver que a educação do estado tem dado certo, e a gente queria que a educação municipal fosse assim, mesmo com todas as dificuldades. Isso que o Governador vem fazendo é muito bom, foram 6 escolas ao todo que ganharam o direito ao Intercambio, mas na entrega da premiação o Governador disse que as 10 escolas que tinham ido para a disputa final, iriam ser contempladas. Pio IX ficou em terceiro lugar, não é pouca coisa, então quero parabenizar, os alunos que estavam envolvidos”, destacou.

O parlamentar Guto Costa, também parabenizou os alunos da rede estadual, e cobrou melhorias na educação e no saneamento básico.

Vereador Guto Costa

“Quero parabenizar o nosso amigo Fanuel que conseguiu dois salinizadores, um para o Sobrado e outro para o Pau Ferro, que vai melhorar a vida daquelas pessoas, e que vai diminuir o custo, quero parabenizar também os alunos da rede estadual por ter conseguido essa vitória para o município, onde muitos disseram que a gente não podia comemorar, temos que comemorar sim. Esses incentivos que vem do Governo do Estado é muito bom, enquanto no município, a gente só ver reclamações, que carros quebram todo dia. Quero ressaltar também que a população está reclamando dos esgoto a céu aberto, que precisa ser tratado, porque isso interfere na saúde da população”, disse.

O vereador, Jonas Leite, aproveitou para convidar a população para a inauguração do novo hospital, e afirmar que será pré-candidato a vereador novamente.

Vereador Jonas Leite

“Quero convidar toda a população para sábado, as 10h da manhã, participar da inauguração do novo Hospital Dona Luz Mota e queria dizer aos desavisados que andam por aí dizendo que não vou ser pré-candidato, sou e ainda venho mais forte, porque primeiro a gente tem que cumprir o dever de casa e era o que vinha fazendo na Secretaria, durante um ano e três meses, e quero dizer que Pio IX nunca teve tanto médicos como teve agora, trabalhando de 7h da manhã, até a noite. Conseguimos duas UBS, quero dizer que falhas e dificuldades temos, mas nunca se teve uma saúde como está hoje em Pio IX”, disse.

A vereadora Domitilia Lopes, falou acerca da falta de água, e destacou que o município também carece de outras melhorias.

Vereadora Domitilia Lopes

“Quero dizer a vocês que estou solidaria a este desmantelo que está nas águas de nossas casas, não podemos admitir, não podemos no calar, mas eu quero dizer para vocês que este desmantelo da Agespisa, começou a mais de 20 anos, quando um então deputado mais tão bem votado em nossa terra, esteve a governar a Agespisa do Piauí. Quero aqui dizer que a energia é outro problema sério, mas a escuridão do Cruzeiro é um problema sério, da Taboca, o esgoto da rua Bezerra, é um problema de saúde”, afirmou.

Por fim, o vereador Hipérides Alencar, também falou acerca da falta de água. “Faço das palavras da vereadoras, as minhas, votei no governador Rafael, mas quando se trata de problemas temos que ter determinação para cobrar. A Agespisa de Pio IX hoje é um caos, uma vergonha, porque sabemos quantas pessoas estão sofrendo pela falta de água”, pontuou.

Vereador Hipérides Alencar

Veja imagens!