Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Projetos de Leis são aprovados durante sessão da Câmara de Pio IX; Veja!

em 18 de junho de 2024

Na noite da última segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Vereadores de Pio IX, realizou mais uma sessão ordinária, que foi conduzida pelo presidente Carlito Pedro, que fez a leitura da ata e texto bíblico.

Na ocasião foram colocados em discussão e votação os seguintes projetos: Projeto de Lei N⁰ 03/24, que amplia o perímetro urbano do município de Pio IX, incluindo o loteamento da Pitombeira e Projeto de Lei de N⁰ 04/24, de autoria do vereador Jhonatas Leite, que denomina a sala de raio x em nome de Antônio Messias. Os dois Projetos foram aprovados em primeiro e segundo turno.

Durante o uso da tribuna, os vereadores colocaram em discussão a questão do transporte escolar, segurança e saúde.

A vereadora Eliane Bezerra, convidou a população para participar do Foguedo, e ainda defendeu a gestão da Secretaria de Educação.

vereadora Eliane

“Queria convidar a todos para participar do Foguedo, que vai ficar na história, esse ano será homenageado as lavadeiras, que através delas, nós daremos um abraço em todas as famílias de Pio IX. Teremos uma programação de músicos, principalmente com nossos alunos do ensino fundamental ao maior, das redes municipais e estaduais, também teremos nossos artistas locais, Jotinha Gonzaga, Os Gonzagas de João Pessoa e Guilherme Dantas. Quero aproveitar aqui para falar que na Secretaria de Educação, temos uma secretária aberta ao diálogo, então a gente de forma honesta e sincera, debatemos todos os problemas com toda a rede que não é pequena, são mais de 300 funcionários, e pontualmente. Só lamentamos que professores da rede que usa de politicagem para ir dizer que a rede municipal não tem programa de alfabetização, temos sim, é um programa em parceria com o governo do estado e governo federal. Essa professora que de forma irresponsável foi dizer que não temos um programa de alfabetização, ela se nega a usar os materiais da escola”, disse.

O vereador Jhonatas Leite, cobrou melhorias quanto a saúde por parte do Estado.

vereador Jhonatas Leite

“Quero aqui falar do descaso no Banco do Brasil nos finais de semana, ninguém consegue dinheiro porque não tem, ou as máquinas não estão funcionando. Quero relatar também um problema que vemos enfrentando, peço o apoio dos vereadores para procurarem seus deputados, porque a UPA e o Hospital de Picos é um transtorno total, pessoas morrendo, perdemos uma pessoa de Pio IX, morreu porque ficou jogando para um lado e outro, tem paciente lá hoje que tá com mais de 15 dias jogado”, afirmou.

O presidente e vereador, Carlito Pedro, chamou atenção para a questão dos campeonatos esportivos no município.

presidente da Câmara, Carlito Pedro

“Eu vejo aqui gente contando histórias em quadrinhos e nosso muncípio pedindo socorro, falam-se de esporte, para se aparecer estão colocando uns campeonatos que nunca se viu uma premiação dessa em Pio IX, era melhor que tivesse todo ano, todos os esportes do que tivesse só uma vez perto das eleições, falavam da educação dos sonhos, que não deu certo, o povo tirou um e botou outro que é mais desastroso, e aí se fala de educação de qualidade e eu pergunto, onde está essa educação, porque eu observo os transportes escolares não chegando nas escolas. Eu lamento o hospital regional está nessas condições, mas nós em Pio IX passamos 3 anos com o hospital sendo reformado, ouvi dizer que iria fazer cirurgia e eu nunca vi fazendo nenhuma cirurgia, vai precisar de quantas gestão para isso acontecer”, disse.

Já o vereador Chico Luiz, falou acerca da falta de segurança no município e cobrou da gestão que seja tomadas providências.

vereador Chico Luiz

“Eu vi aqui que o aparelho de raio x foi quebrado na época de uma reforma que foi feita um dia desse, nem terminou, só deu tempo cair as letras e quanto a cirurgia de catarata, parabéns, mas poderia ter ido mais gente, Pio IX foi o município que foi menos gente e foram em um ônibus escolar, que não sei se poderia ter ido, já que é privativo da educação. Quero falar um pouco sobre a segurança, tentaram roubar uma porta no centro da cidade, e eu queria saber que a ajuda que o município dá para a polícia está sendo mantida, e eu ouvi uma conversa que está atrasdo”, disse.

A vereadora Domitilia Lopes, destacou a questão do transporte escolar e afirmou que é responsabilidade de todos.

vereadora Domitilia Lopes

“Quando estive presidente dessa casa, realizei uma audiência pública para tratar do transporte público da rede municipal e estadual e tive o desprazer de não ver nenhum pai de aluno. Eu quero dizer ao povo da nossa terra que somos todos responsáveis. Espero em Deus que todas as nossas estradas Pio IX a Fronteiras, Caldeirão Grande, Marcolândia serão feitas, o governador Rafael Fonteles ele é zeloso”, afirmou.

Por fim, o vereador Zé Miguel, também frisou a questão da falta de segurança no município, que vem acontecendo muitos crimes de furto.

vereador Zé Miguel

“Eu queria trazer um relato que tenho acompanhado nas redes sociais, sobre a insegurança no nosso município, estão furtando motos não precisa nem ser nova e a população está cobrando que não está vendo resultado, uma política que busque diminuir essa quantidade de crimes que está ocorrendo aqui e isso e sério, vamos debater isso com seriedade, a gestão discutir isso”, disse.

Ao final, a professora Cida Viana, agradeceu aos vereadores, em especial ao vereador Jhonatas Leite, pelo projeto de Lei que homenageia o Antônio Messias.

professora Cida

Veja imagens!