Câmara de Pio IX realiza sessão ordinária e requerimento é aprovado; Veja!
Jackelany Vasconcelos em 11 de junho de 2024
Na noite da última segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Vereadores de Pio IX, realizou mais uma sessão ordinária, em que foi discutido melhorias em prol da população.
A sessão foi presidida pelo presidente Carlito Pedro, que fez a leitura da ata e do texto bíblico.
Foi colocado em votação o requerimento de n⁰ 01/2024, da vereadora Domitilia Lopes, soliticando da agespisa que seja atendida a rede de abastecimento de água e esgoto para área urbana da localidade Odon de Alencar Arrais. O requerimento foi aprovado.
Durante o uso da tribuna, questões foram discutidas e cobradas melhorias, bem como foi colocado em questão a visita do Tribunal de Contas do Estado no município, e as irregularidades que o órgão encontrou.
O vereador Mateus Sousa, falou acerca do pedido que o mesmo fez ao prefeito sobre a situação da Localidade Recreio.
“Eu gostaria de agradecer ao prefeito por um pedido que eu tenho levado até elez andando na localidade Recreio e me deparei com uma situação na parede do açude, onde um amigo veio contar que os alunos estava passando e correndo risco. Levei até o prefeito e ele mandou empiçarrar, para facilitar a passagem. Vi o vereador Zé Miguel falando sobre a questão dos poços, a gestão tem feito poços, conseguimos uma emenda atráves do senador Ciro Nogueira, e conseguimos implementar poços na localidade Sobrado, Oriente, Contorno II”, disse.
Já o vereador Chico Luiz, cobrou melhorias quanto ao transporte escolar, e colocou em questão o superfaturamento encontrados pelo TCE.
“Quero falar sobre o transporte escolar, que pensei que o problema era só na Serra da Baraúna, para o transporte não faltar, eu soube que um motorista foi em um carro sem freio, isso é um absurdo e na 020, o motorista começou a reclamar que o transporte não prestava, trocaram o motorista, mas não trocaram o transporte. Um mês atrás o TCE estava aqui, pensei que era algum projeto, mas era fiscalização mesmo e hoje disse que houve uma irregularidade de licitação de informática, no valor de um milhão, onde houve um superfaturamento de 40%, e aí começa a justificar, porque falta dinheiro pro transporte”, afirmou.
O vereador Zé Miguel, chamou atenção para as irregularidades encontradas pelo TCE e afirmou que quem paga o preço é a população.
“Eu vou citar algumas irregularidades que foi encontrada pelo TCE nessa visita que fizeram aqui, dentre essas irregularidades as compras de equipamentos de informática, constatou-se o sobrepreço de mais de 63 mil em alguns itens, quando foi feita uma avaliação total que foi de um milhão e oitenta e seis mil, além disso, descrições inadequadas de alguns itens, temos que ficar atentos a esses dados, porque quem paga somos nós contruibuintes”, disse.
A vereadora Domitilia Lopes, enfatizou que continuará trabalhando em prol da população de forma honesta, pois é seu papel como parlamentar.
“Acredito que a humanidade tem passado por metamorfoses e avançado muito em tecnologias e estudos e gostaria eu que na política estivesse também esse avanço, costumo dizer que na política, além dos políticos, precisamos dos bons, íntegros, verdadeiros, que se importem realmente com a vida do outro. Nosso municípes não podem ser reféns da discórdia política partidária, nem também da vaidade de nenhum representante da nossa população. Eu quero pedir de forma de gentil, que vossa excelência que coloca a campanha em cima de toda vivência humana, que respeite a minha conduta ética, humana, materna, séria, honesta, de trabalhar na política, não posso ser sacrificada pelo meu empenho em prol de servir a quem necessite, então jamais irei oferecee serviço de saúde a quem quer que seja e nem trocar por um voto. Trabalhamos e servimos, agora quem me pedir ajuda, terá o meu empenho total”, afirmou.
O presidente da Câmara e vereador, Carlito Pedro, saiu em defesa da população, e chamou atenção para a falta de comprometimento da gestão para com os municípes.
O povo de Pio IX padece por ter aberto as portas para uma pessoa mal intencionada, porque acreditamos que esse cidadão transformaria a vidas das pessoas que mais precisam nesse lugar, mas nos deparamos com a pior gestão dos últimos 35 anos. Eu estou aqui para defender o povo da minha terra, cobrar o que está para ser feito e mostrar aquilo que está irregular, mas eu também sei buscar benefícios para o povo de Pio IX, através do senador Marcelo Castro, eu consegui um trator para ajudar na agricultura do nosso município, coisa que até hoje nunca vi uma nota nos balancetes da prefeitura, também consegui um poço para a localidade Caldeirão do Davi, também consegui por meio da Codevasf mais de 300 comeias de abelhas para incentivar a apicultura no nosso município e eu pergunto quantaa comeias a prefeitura conseguiu para fomentar a apicultura. Está na hora de Pio IX abrir os olhos e ver que esse cidadão não merece ter seu contrato assinado a partir de janeiro”, disse.
Por fim o vereador Hipérides Alencar, falou acerca das conquistas do município quanto a iluminação do estádio e a praça pública.
“Quero aqui falar de uma conquista, a iluminação do nosso estádio, chegará para abrilhantar o campeonato municipal, também temos uma conquista lara a região de Pau Ferro, Sobrado, a praça pública daquela região”, pontuou.
Veja imagens!