Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Câmara de Pio IX realiza sessão ordinária e servidora pública é homenageada com Projeto de Lei que dispõe sobre denominação de rua

em 04 de junho de 2024

Na noite da última segunda-feira (03), a Câmara de Pio IX, realizou uma sessão ordinária, em que projetos de leis foram aprovados. Na ocasião, ainda foi realizada uma homenagem que partiu de um Projeto de Lei da vereadora Domitilia Lopes.

A sessão foi conduzida pelo presidente Carlito Pedro que realizou a leitura da ata e texto bíblico. Durante a sessão, foi colocado em votação os dois Projetos de Leis da vereadora Domitilia Lopes, sendo eles: Projeto de Lei de Nº 03/2024, que dispõe sobre a nominação da Rua Rivoneide de Alencar Silva, e a indicação Nº 03/2023 Vereadora Domitilia Lopes, para que o chefe do poder executivo construa a calçada do Poliesportivo Alencarzão, considerando que a rua que passa ao lado será atendida com calçamento. Os dois Projetos foram aprovados no primeiro e segundo turno da votação.

Durante o uso da tribuna os vereadores cobraram melhorias para à população de Pio IX.

O vereador Gabriel Noronha afirmou que será construída 4km da estrada que liga a comunidade Pau Ferro a Cachoeirinha. “Quero aqui dizer ao povo da comunidade de Pau Ferro e Cachoeirinha, que vamos fazer 4 km da estrada, o prefeito já sinalizou a é questão de tempo, nós iremos fazer essa estrada”, afirmou.

Gabriel Noronha

Já o vereador Guto Costa, falou acerca da parceria do Estado para com o município ao que diz respeito as obras e abastecimento de água. “Quero agradecer ao Governador Rafael Fonteles pela sua aprovação em todo o Estado do Piauí, isso demonstra o trabalho que vem fazendo em todas as cidades, se você ver Pio IX hoje, de 100% de asfalto que tem, 90% é do Rafael Fonteles, e a gente fica muito feliz vendo a comunidade como o Assentamento Taboca, onde estivemos lá, e que fazia muito tempo que a população de lá não tinha água, e agora vai ter. E o nosso trabalho junto ao Governador Rafael é trazer recursos para abastecer o povo de Pio IX”, disse.

Guto Costa

O vereador Hipérides Alencar, cobrou melhorias quanto as estradas do município. “Temos sofrido muitas cobranças em relação as estradas, porque ainda tem muitas estradas para serem feitas e eu queria cobrar do gestor, que fizesse as estradas principais, a de Pio IX a Pau Ferro, Pio IX a Coivara, a São Bento, são estradas que as pessoas estão tendo muita dificuldade de transitar”, afirmou.

Hipérides Alencar

A vereadora Domitilia Lopes, cobrou do atual gestor melhorias na saúde do município e chamou atenção do mesmo sobre a questão dos programas federais em Pio IX.

Domitilia Lopes

“Gostaria de propor ao prefeito de Pio IX que colocasse todos os dias um plantonista no Hospital, mas ao menos dia sim e dia não, dois plantonistas, porque a gente tem escutado diversas vezes as pessoas reclamando da lotação nesse local e a necessidade de um atendimento mais rápido. Gostaria ainda de dizer ao povo da minha terra que o Programa Bolsa Família, Criança Feliz que eu não vejo atuação nenhuma, mas pode existir, estes programas são federais e são de direito de todas as pessoas que conseguem se inscrever, que nenhum candidato deverá dizer que seu Bolsa Família continuará com a troca do voto, e eu estou aqui querendo chamar atenção do prefeito de Pio IX para isso, as próximas reclamações eu irei levar ao promotor de justiça, se continuar, a gente leva a nível estadual e federal”, enfatizou.

O vereador Jhonatas Leite falou acerca das premiações recebidas pela saúde do município. “Quero aqui falar da premiação, do nosso município sendo reconhecido pela Secretaria Estadual de Saúde que aconteceu na semana passada em São Raimundo Nonato, onde tivemos a colega Cintia que foi selecionada para apresentar o seu trabalho no Congresso Brasileiro e a nossa agente de Saúde Marilene. Quanto aos médicos, está tendo atendimento todos os dias, na zona rural e urbana”, afirmou.

Jhonatas Leite

Por fim, o vereador Zé Miguel, rebateu as críticas quanto a contrapartida do estado para com a saúde. “Quanto a parceria do Estado com a saúde, tem dado todo suporte não só para Pio IX, mas para todas as cidades, um exemplo os mutirões que teve em Marcolândia com recursos oriundos do estado, então a gente não pode dizer que não está contribuindo, porque ele está fazendo a sua parte”, pontuou.

Zé Miguel

Ao final da sessão, a palavra ficou aberta para os familiares da servidora pública Rivoneide que foi homenageada com a denominação de uma rua. A Ana agradeceu pela homenagem e destacou a emoção e alegria ao ter o nome da Rivoneide em uma rua da cidade.

Ana, parente da homenageada

 

Veja imagens!