Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Câmara de Pio IX realiza sessão e projeto sobre reparos das instalações elétricas das praças públicas é aprovado

em 21 de maio de 2024

Na noite da última segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Vereadores de Pio IX, realizou mais uma sessão ordinária, com o intuito de discutir melhorias e apresentar soluções para os problemas do município.

A sessão foi conduzida pelo presidente Carlito Pedro, que fez a leitura da ata e do texto bíblico. Estiveram presentes os vereadores: Chico Luiz, Hipérides Alencar, Eliane Bezerra, Domitilia Alencar, Jonatas Leite, com exceção de Guto Costa e Mateus Sousa.

Durante a sessão foi colocado em votação a indicação de nº 02/2024, que pede para que o chefe do Poder Executivo designe uma equipe para avaliar as comissões em especial das instalações elétricas em todas as praças públicas desse município e também de forma urgente que seja realizada os reparos necessários para que essas praças sejam utilizadas. A indicação foi discutida pelos parlamentares e aprovada em primeira e segunda votação.

Ainda durante a sessão, os vereadores cobraram melhorias em prol do município, ao que diz respeito a questão do abastecimento de água no município, questão essa que vem sendo muito pautada nas sessões.

O presidente Carlito Pedro, durante o uso da tribuna, destacou a questão da gestão municipal está destinando quase 300 mil reais em abastecimento de água, sendo que para abastecer o município, o mesmo afirma custar por mês, apenas mil reais.

Carlito Pedro

 “Está acontecendo em nosso município hoje, algo que nos intriga e nos entristece. Eu tenho feito nesta casa um papel que representa aqueles que menos tem, aqueles que mais precisam e daqueles que estão sendo injustiçados, tudo na vida tem limite, o meu já esgotou e o do povo de Pio IX já chegou na última medida, do desrespeito, da falta de igualdade, da falta de compromisso, e da falta de cuidado com a nossa população, nós temos aqui nos balanços da prefeitura mais quase 300 mil reais colocado em carrada de água para a população, o fato que me chamou atenção não foram os caminhões está colocando água, foi a senhora Karine que há uns dias atrás foi denunciada como a funcionária fantasma da prefeitura que estava ganhando1600 reais da prefeitura e passou a ganhar 5.081 reais. O prefeito está trocando os funcionários fantasmas para dizer que está colocando água para população, eu acho isso uma falta de respeito onde nós temos um município carente de água. Nós temos também, a Leticia que coloca água nas comunidades Pau Ferro e Sobrado. Quero dizer que uma carrada de água em Pio IX custa 300 reais, e vamos para os números, porque números não mentem, 300 mil por 300, dá 1000 carrada de água em 4 meses”, contou.

O vereador Jonas Leite, falou acerca do funcionamento do aparelho de raio x no hospital do município e destacou que a gestão vem buscando recursos para comprar um aparelho de tomografia.

Jonas Leite

“Minha fala hoje é sobre a aquisição do raio x do hospital que custou a cifra de 40 mil reais, que ainda não está instalado, porque o aparelho não é igual uma máquina de colocar sorvete, então existe toda um quadro de sistema elétrico para que não tenha o risco de o aparelho chegar aqui e a temporada que a gente está passando de queda de energia queimar o aparelho. Estamos em processo de contato com e empresa que ela está exigindo para que se inicie a instalação. No dia a inauguração o deputado Georgiano falou sobre o aparelho de tomografia, nós estamos correndo atrás, não sei se vamos conseguir, mas é uma meta nossa”, explicou.

Já o vereador, Hipérides Alencar, falou sobre suas ações enquanto parlamentar, destacando a obra na praça do povoado Pau Ferro. “Hoje quero agradecer a Deus pelas ações que temos conseguido nesse meu mandato, quero também aqui a gestão nesses últimos dias ter conseguido ações em perfurações de poços em várias localidades, ações em cirurgias que ele não tem medido esforços para ajudar as pessoas que mais precisam, agradecer ao recurso que está sendo aplicado na praça do Pau Ferro que é mais um feito”, disse.

Hipérides Alencar

O vereador Chico Luiz, destacou a importância do projeto de água para quem tem sede. “Quero falar da comunidade Cachoeira hoje, que lá é só alegria, água para quem tem sede e não poço cavado em terreno particular, se é para cavar poço tem que ser em terreno público para que todos possam usufruir desse bem. Eu vi muitas obras sendo feitas e que bom, já se passou três anos, já estava no tempo, nem que seja obra eleitoreira, mas faça obra de qualidade”, afirmou.

Chico Luiz

A vereador Domitilia Lopes, também enfatizou sobre o problema de abastecimento de água, e ressaltou que abomina político que compra voto em troca de água. “Hoje eu gostaria de dizer aos meus colegas que consegui êxito nas contas da casa quando fui presidente, passaram limpas sem ressalvas. Em relação a questão de água, eu abomino a carrada de água, seja partido A, B ou C, eu tenho pavor a carrada de água, sempre tive, primeiro que água é cidadania, eu abomino um politico que coloca uma carrada de agua por troca de um voto. E uma situação caótica, eu lamento”, enfatizou.

Domitilia Lopes

Por fim, a vereadora Eliane Bezerra, falou acerca do hospital que foi inauguração, e destacou que é uma obra que vai durar muitos anos. “Com relação ao hospital que foi um festejo coletivo que nós tivemos no final de semana e eu senti um prazer enorme, porque é uma obra de grande qualidade, vai demorar aquela obra acabar, porque o piso é bom, as paredes são bem feitas, os equipamentos são de alta qualidade, e eu acho que as críticas são bem vindas, elas somam para a gente crescer e é importante, eu sempre defendi que a oposição tem um papel importante, que é exatamente apontar”, pontuou.

Eliane Bezerra

Veja imagens!