Na manhã da quarta-feira (12), a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a 10ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “APS forte, SUS presente: inovação, equidade e eficiência no cuidado”. O evento ocorreu na Câmara Municipal e reuniu autoridades, profissionais de saúde, representantes de diversas entidades e a população em geral.
Durante a conferência, os participantes debateram importantes questões relacionadas à saúde pública, com foco em três subtemas principais: “Participação Social e Gestão Compartilhada no SUS”, “Gestão Estratégica de Saúde: Diálogo e Inovação para uma APS Mais Eficiente” e “Resolutividade da APS: Acesso e Redes de Atenção”. As discussões buscaram promover sugestões e ideias que possam contribuir para a melhoria dos serviços de saúde na região, enfatizando a importância da colaboração entre a comunidade e os gestores públicos.
O Secretário de Saúde, Walter Ramos, destacou a importância da participação da população e dos profissionais de saúde no evento, uma vez que é um momento de construção de estratégias.
“Nós tivemos uma grande participação dos profissionais de saúde, das autoridades municipais, e a gente reforça também que a população participe das conferências não só da saúde, mas das demais pastas. Foi um momento muito importante de fortalecimento e de avaliação do SUS, para que a gente possa juntos melhorar cada dia mais. Agradeço demais o apoio do prefeito Márcio, que tem investido em programas inovadores aqui no município, a exemplo disso a Centro de Atendimento de Mães Atípicas. Que continuemos com humildade e pés no chão trabalhando pelo a saúde de nossa população”, disse o secretário.
Presente ao evento, o vice-prefeito Erasmo Araújo, parabenizou a Secretaria de Saúde pelo trabalho que vem sendo desenvolvido e reafirmou o seu compromisso em buscar melhorias para esta área.
“Quero aqui parabenizar o Secretário de Saúde pelo trabalho que vem realizando a frente da pasta, e dizer conte sempre conosco, a saúde é prioridade da nossa gestão, e juntos vamos buscar cada dia melhorar ainda mais, pois nossa população merece”, disse.
O conferencista, Átila Araújo, parabenizou a Secretaria de Saúde pela realização da conferência e avaliou como positivo a participação popular e dos profissionais de saúde no evento.
“Hoje foi um dia muito interessante onde a sociedade em peso, juntamente com os profissionais de saúde entendeu que podem participar da gestão do SUS, sugerindo, propondo, criando soluções para construir um plano municipal de saúde com ideias transformadoras. Hoje foi tratado sobre a atenção primária, que é o coração do SUS, então a Secretaria de Saúde de Alegrete e a população está de parabéns por entender e construir uma saúde de qualidade”, pontuou.
Veja imagens!