A gestão do prefeito Márcio Alencar, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, chefiada pelo secretário Nerys Alencar, realizou na manhã desta quarta (10) uma reunião com as mães parcerias dos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. O momento também contou com a participação do novo grupo de apoio destinado às mães atípicas.
Na ocasião, o secretário Nerys anunciou novidades para as crianças e jovens atendidas no CRAS pelos SCFV. Agora os participantes terão oportunidade de prática esportiva ‘funcional’, na Arena WR, todas as terças das 17h às 18h. O anúncio foi recebido com grande empolgação pelas mães e seus filhos. Também foi anunciado o aumento na disponibilidade de psicóloga em mais um dia na sede da Secretaria.
Além de informações sobre o funcionamento dos Serviços, o evento foi marcado pela ação de prevenção ao suicídio com uma palestra alusiva ao ‘Setembro Amarelo’ ministrada pela psicóloga Lucineide.
A Coordenadora da Assistência Social, Elsa Ramos, falou acerca da prevenção ao suicídio e destacou os serviços ofertados pelo CRAS voltados à causa.

“Hoje, dia 10 de setembro, é o dia mundial de prevenção ao suicídio e por isso trouxemos essa palestra de esclarecimento sobre ações para que cada um de nós possamos cuidar da nossa saúde mental, da nossa família e também como podemos ajudar aqueles ao nosso redor que mais precisam. Reforço que o CRAS, a casa das famílias, está de portas abertas para receber vocês e seus filhos com muito carinho”, disse a coordenadora Elsa Ramos.
O Secretário de Assistência Social, Nerys Alencar, explicou acerca da Campanha do Setembro Amarelo, destacando a importância dessa pauta no município.

“Nessa reunião trazemos à pauta a campanha Setembro Amarelo, conscientes de que todos, como sociedade, devemos abraçar o compromisso de prevenir o suicídio, olhando com mais atenção e carinho para cada um ao nosso redor. Sobretudo na era atual, onde vivemos uma vida acelerada que causa um desgaste mental cada dia maior. Como pais de família sabemos dos malefícios comuns nesse mundo sobre os quais precisamos de atenção para proteger os nosso filhos para viver em paz com nossas famílias. Quanto aos serviços de convivência, esse programa ofertado através da Assistência Social, esperamos a participação de todas vocês, esperamos que tragam seus filhos e reforçamos nossos esforços para oferecer o nosso melhor, por isso anunciamos com felicidade mais essa atividade destinada às nossas crianças e jovens”, disse.
Também estiveram presentes a coordenadora do CRAS, Elsa Ramos; a assistente social Ariane Santos; a coordenadora do Programa Criança Feliz, Elayne Ribeiro; os orientadores do SCFV Micaella, Wallas e Marineide e demais funcionários da SEMAS de Alegrete.
Veja imagens!