No dia 15 de junho de 2025, a Secretaria Municipal de Educação de Alegrete do Piauí, em parceria com a equipe do Programa PPAIC Municipal, promoveu o III Seminário de Boas Práticas do PPAIC, com o tema “Alfabetizar com Equidade: Boas práticas para ensinar a todos e a cada um”. O evento, que buscou aprofundar a discussão sobre a importância da equidade no processo de alfabetização, reuniu educadores, gestores e técnicos da área da educação para compartilhar experiências e reflexões sobre o tema.
Durante o seminário, os participantes tiveram a oportunidade de discutir as desigualdades que impactam a aprendizagem e como estas podem ser abordadas por meio de práticas pedagógicas inclusivas.
A Secretária Municipal de Educação, Virgínia Célia, destacou a importância de reconhecer as diversidades presentes no ambiente escolar e a necessidade de desenvolver estratégias que garantam uma alfabetização equitativa para todos os alunos.
O evento contou ainda com a participação de profissionais, como a Coordenadora do PPAIC, Aparecida Dias, e as formadoras Francisca Antonia e Cleiane Ramos, que compartilharam práticas e metodologias que têm se mostrado eficazes na promoção da alfabetização inclusiva.
Na ocasião, a banca avaliadora, composta pelas professoras Alcenir Luz, Janaiane dos Anjos e Lúcia Oliveira, analisou diversas iniciativas educativas para representar o município na 16ª Gerência Regional de Educação (GRE). As práticas escolhidas destacam a inovação e a inclusão no ensino.
PRÁTICAS EDUCATIVAS SELECIONADAS PELA BANCA
Na categoria de Gestão Escolar, foi selecionada a prática da Unidade Escolar João Jacob de Araújo, que implementou uma rotina escolar com apoio visual para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o ciclo de alfabetização. Já na categoria Ciclo de Alfabetização, a Unidade Escolar Antônio Gonçalves apresentou a prática “O Menino de Todas as Cores”, que integra ludicidade ao processo de aprendizagem.
Por fim, na Educação Infantil, a Creche Mãe Maria destacou a prática “Incluindo, Brincando e Aprendendo com Equidade”, que visa promover a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral das crianças.
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