Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

PSDB nacional veta aliança com o PMDB nos Estados

em 10 de janeiro de 2014

 

candidatos49-300x233

A Executiva Nacional do PSDB deverá aprovar até fevereiro resolução retirando dos diretórios regionais autonomia para formalizarem alianças para as eleições de outubro próximo. As alianças nos estados terão de passar pelo crivo da Executiva Nacional do partido, e serão ratificadas obedecendo ao projeto de candidatura à presidência do senador Aécio Neves (PSDB-MG). O principal alvo da decisão é justamente o PMDB, aliado preferencial do PT na reeleição da presidente Dilma Rousseff.

A informação sobre as restrições da cúpula nacional tucana às alianças nos estados foi dada ontem pelo presidente regional do PSDB do Piauí, deputado estadual Marden Menezes, ao comentar o acordo fechado anteontem à noite entre PSDB, PMDB e PSB, durante encontro na casa do governador Wilson Martins. O encontro começou por volta das 20 horas e se estendeu até depois da meia noite, reunindo 38 representantes de doze partidos políticos – PSB, PMDB, PSDB, PSD, PCdoB, PDT, PRB, PR, PTC, PPS, PROS e PSDC.

Na reunião, ficou acertado que o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) será candidato a governador, tendo o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) como candidato a vice. Wilson Martins (PSB) deixará o governo e será candidato a senador, completando a chapa majoritária. O vice-governador Zé Filho (PMDB) assumirá, mas não será candidato à reeleição. Marden Menezes não participou do encontro.

Ele disse ontem que não foi fechado acordo partidário para a eleição, mas um entendimento prévio entre os partidos que formam a aliança governista em torno dos nomes que devem concorrer ao governo. “O que houve foi uma reunião em que o Marcelo Castro e o Sílvio Mendes puderam sentir dos partidos a aceitação dessa chapa”, observou. O prefeito Firmino Filho, que estava retornando de viagem ao Chile e à Argentina, também não participou do encontro.

Ontem, o PSDB se reuniu no Palácio da Cidade e ratificou o entendimento de aliança com o PMDB e o PSB para as eleições de outubro. “Nós estamos discutindo aqui a formação de uma aliança que possa ser a melhor para o Estado do Piauí. Muita coisa ainda precisa ser discutida”, declarou o prefeito Firmino Filho. Marden Menezes disse que qualquer entendimento local será submetido à direção nacional. Segundo ele, o senador Aécio Neves conversou anteontem à noite com Silvio Mendes, por telefone, sobre a composição da chapa no Piauí. “Aécio Neves deixou claro que a executiva nacional irá avaliar todas as alianças nos estados”, disse o deputado.

“Nós somos o maior partido de oposição no País, que tem um candidato a Presidência da República, que tem chances de vitória. Há necessidade de um entendimento, de um alinhamento, de que as decisões tomadas aqui não sejam a revelia da executiva nacional”, explicou. Para ele, porém, os eventuais obstáculos a uma aliança com PSB e PMDB “são perfeitamente superáveis”.

Fonte: Diário do Povo