Banner Governo do Estado Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

Piauí terá comissão no TRE para julgar denúncias de fake news nas eleições de 2022

em 23 de maio de 2022

O Piauí, através do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), terá uma comissão para julgar denúncias de propaganda antecipada ou desinformação nas eleições estaduais que ocorrem em outubro de 2022.

Conforme informações repassadas pelo TRE-PI ao portal Cidadeverde.com, a equipe será presidida pelo juiz Marcelo Leonardo Barros e contará também com a composição do desembargador Hilo de Almeida Sousa e do juiz federal Agliberto Gomes Machado.

Com a crescente digitalização de campanhas eleitorais desde ano de 2018,  ao longo dos últimos dois anos e meio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acompanhado de Tribunais Regionais, tem realizado uma série de ações a fim de se preparar para fazer frente ao desafio da desinformação e das notícias falsas nas eleições estaduais deste ano.

No Piauí, ao tomar posse da presidência do TRE em abril, o desembargador Erivan Lopes elegeu o combate à disseminação de fake news – notícias falsas – como uma prioridade da nova gestão.

Na fala em que deu, Erivan Lopes também  demonstrou uma preocupação para que haja uma resposta rápida para as denúncias relacionadas à desinformação, uma vez que a disseminação de notícias falsas nas redes sociais ocorre de maneira rápida, atingindo também uma grande quantidade de usuários em pouco tempo.

“Vamos seguir o norte que tem sido traçado pela gestão Tribunal Superior Eleitoral, tanto na atual quanto na passada do ministro Fachin. A Justiça eleitoral terá um espaço maior e mais dedicado de tempo [fake news] que eu diria que é o maior mal das eleições recentes e que se projeta para as eleições futuras”, declarou na data.


Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.