Foto: Reprodução
Sebastião Rocha Leal Júnior, advogado e ex-deputado estadual, faleceu na noite desta quinta-feira (27), aos 75 anos, após estar internado por cerca de uma semana em um hospital particular de Teresina. Leal Júnior foi eleito deputado três vezes para a Assembleia Legislativa do Piauí, sucedendo seu pai, Sebastião Rocha Leal, que foi deputado estadual por oito mandatos e vice-governador da gestão de Alberto Silva.
Leal Júnior iniciou sua trajetória política como membro da ARENA e, posteriormente, integrou o PDS. Durante o governo de Hugo Napoleão, foi nomeado secretário de Comunicação Social e, mais tarde, assumiu a presidência da Companhia de Desenvolvimento do Piauí (COMDEPI) no governo de Bona Medeiros. Após a posse de Hugo Napoleão no Ministério da Educação, Leal Júnior assumiu a função de chefe de gabinete e secretário particular da pasta. Ele retornou à Secretaria de Comunicação Social no governo de Freitas Neto.
Em 1994, após a morte de seu pai, Leal Júnior herdou seu capital político e foi eleito deputado estadual pelo PFL, sendo reeleito nos pleitos de 1998 e 2002. Durante a segunda gestão de Hugo Napoleão no Palácio de Karnak, foi nomeado secretário de Governo. Em 1996, foi candidato a prefeito de Teresina, mas não passou do primeiro turno.
Além de sua carreira política, Leal Júnior atuou como comentarista político e esportivo, e foi juiz do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação de Futebol do Piauí (FFP). Também presidiu o Esporte Clube Flamengo. Leal Júnior deixa sua esposa Maria Victoria, e os filhos Juliana Leal, Ana Flávia, Leonardo e Leal Neto.
O velório será realizado nesta sexta-feira, 28 de março, a partir das 10h, em sua residência. A missa de corpo presente acontecerá às 15h, seguida do sepultamento, que está previsto para ser realizado no Cemitério Jardim da Ressurreição.
Fonte: Portal O Dia