Clique e saiba como anunciar
no piauiemfoco.

PUBLICIDADE

Bolsonaro deve anunciar seu candidato em dezembro, afirma Ciro Nogueira

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Foto: Renato Andrade

Em entrevista ao Jornal do Piauí na quinta-feira (2), o senador Ciro Nogueira (PP) revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já escolheu seu candidato para a disputa presidencial de 2026, mas que o nome só deve ser revelado no final do ano. Apesar de não antecipar qual a decisão, o parlamentar piauiense citou os governadores de São Paulo e Paraná, Tarcisio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Júnior (PSD), respectivamente, como as melhores opções.

“Ele já me disse quem é, mas não vou externar. Quem vai ter que dizer é ele. Seria uma falta de confiança muito grande externar isso. Sou um aliado que tem muita influência e um bom conselheiro para ele. Hoje só temos dois candidatos viáveis, ou o governador Tarcísio ou o governador Ratinho. São os dois nomes competitivos, por conta da baixa rejeição, do pouco conhecimento e dos índices de intenção de voto”, afirmou.

Ciro Nogueira ainda pontuou que, dentre os familiares do ex-presidente, quem mais teria condições para a disputa presidencial seria o senador Flávio Bolsonaro, mas enfrentaria uma grande rejeição. Por conta disso, reforçou os nomes de Tarcísio de Freitas e Ratinho Júnior. como as opções ideais, sobretudo o governador paulista que, segundo ele, seria o mais forte pois conseguiria unificar todos os partidos da centro-direita

“Essa é uma eleição de rejeição. Porque  Tarcisio ou Ratinho ganhariam essa eleição? Porque eles estão praticamente empatados com o Lula, com metade da rejeição e 40% de desconhecimento. O potencial de crescimento é muito grande. O Tarcísio tem mais expectativa de vitória que o Ratinho, porque unificaria o MDB, PSD, União Brasil, Republicanos, PL. Seria 80% dos prefeitos, vereadores, deputados federais, senadores”, disse.

Candidato a vice

Sobre quem seria o vice da chapa, Ciro Nogueira reiterou que é uma das opções, mas pontuou que essa definição só deve ocorrer no próximo ano. “Tem essa possibilidade ainda de que eu possa disputar a vice-presidência. Apesar de que, se depender de mim, isso vai ser uma consulta ao Piauí. É a população quem vai definir. Se a população do Piauí quiser que eu fique mesmo como candidato a senador, eu vou optar por ser candidato ao Senado”, frisou.

Anistia

Mesmo sem a definição de quem será o candidato a presidente da centro-direita, Ciro Nogueira assegurou que o escolhido deverá se comprometer com a pauta da anistia. “Defendo que qualquer candidato que ganhe a eleição anistie e vire a página da nossa história. As pessoas não aguentam mais. Pessoas estão presas porque quebraram vidro, porque escreveram em uma estátua com batom e pegaram 20 anos de cadeia. Essas pessoas tinham que ser condenadas por vandalismo”, argumentou.

“Temos que virar a página dessa história. Tenho certeza que o presidente que ganhar a eleição vai anistiar e não vai deixar um homem de bem preso, como o presidente Bolsonaro. O presidente Bolsonaro é um homem de bem, correto. Nunca foi acusado de roubar ou matar, então acho que merece com certeza essa perdão já que foi condenado, do meu ponto de vista não devia ser nem condenado, porque não havia prova contra ele, mas já que foi, tem que ser anistiado”, completou o senador. 

Pacificação

Por fim, Ciro Nogueira destacou a necessidade de pacificação entre os poderes e unificação do país. Neste sentido, expôs uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de sua autoria que pretende transformar os ex-presidentes da Repúblicas em senadores vitalícios que, apesar de não terem peso durante as votações, poderiam participar das discussões na casa legislativa.

“Defendo uma pacificação no nosso país. Não defendo impeachment de ninguém. Acho que temos que olhar para frente, trabalhar por nosso país, unificar o nosso país. Gostaria muito, se ganhássemos a eleição e o Bolsonaro não pudesse disputar, de apresentar uma PEC que transforma todos os ex-presidentes e senadores biônicos, sem direito a voto, para que eles pudessem opinar. Seria muito bom para o Senado ter o Lula, Temer, Bolsonaro podendo opinar. Só não pode votar”, sugeriu.

Fonte: Cidade Verde

VEJA MAIS:

WhatsApp
Telegram
Facebook
X
PUBLICIDADE