Na manhã desta segunda-feira (26), o cenário político de Alegrete passou por uma reviravolta significativa com a adesão do líder da oposição, Manoel Filho, ao grupo do prefeito Márcio Alencar. Após formalizarem a aliança, ambos expressaram seu apoio ao senador Marcelo Castro e a reeleição do governador Rafael Fonteles nas eleições de 2026
O anuncio foi feito pelo senador Marcelo Castro em seu gabinete, onde ele demonstrou satisfação com a nova coalizão e ressaltou que a união entre os líderes políticos fortalecerá ainda mais sua pré-candidatura.
“É a melhor notícia da semana, recebendo aqui nosso prefeito Marcinho, o vice, Erasmos, o candidato a prefeito Manoel Filho, que fizeram uma união lá em Alegrete, e vieram aqui prestar apoio a minha pré-candidatura a senador na eleições de 2026. E eu sou muito grato a vocês e sempre honrarei o meu compromisso de trabalhar cada dia mais por Alegrete”, disse.
Vale ressaltar que, Manoel Filho foi candidato a prefeito em 2020, onde foi oposição à ex-prefeita Lilian Alencar, e na última eleição em 2024, foi candidato de oposição ao atual prefeito Márcio Alencar. Já, o prefeito Márcio está em seu terceiro mandato e representa uma continuidade de uma hegemonia política que se estende por seis mandatos em sua família. Seu pai, Edilton Alencar, exerceu três mandatos, enquanto sua tia, Lilian Alencar, foi prefeita por um mandato.
Durante a visita ao senador, estiveram presentes também, o vice-prefeito Erasmo Araújo, o vereador Neguim do Lino, e o irmão do prefeito Márcio Alencar, Diego.