A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (06) a Operação Draco 211: Operação Retomada para desarticular um núcleo de uma organização criminosamente atuante no bairro Torquato Neto e em outras áreas da zona sul de Teresina.
“Hoje é uma ação conjunta, uma demonstração da força e organização do nosso Estado. Tivemos diversos relatos de criminosos invadindo o Torquato Neto, expulsando moradores e se alojando aqui. Então queremos devolver esses imóveis a sociedade. Em um dos imóveis prendemos 3 irmãos e encontramos ainda uma pistola com esses criminosos”, explica o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.
A polícia levanta que alguns dos criminosos que invadiram apartamentos são de outras regiões da capital e migraram para o residencial. Com os irmãos, a polícia encontrou um armamento de uso restrito da polícia.
“Essa arma foi encontrada na casa do Maguinho, um faccionado preso juntamente com seu irmão. As outras equipes já apreenderam outras armas de fogo. Essa foi encontrada debaixo de uma cama, acondicionada em um camiseta, justamente para que a polícia ao realizar as vistorias tivesse dificuldade. É uma arma de calibre restrito”, afirma o coronel James.
144 apartamentos estão sendo alvos dos mandados de busca e apreensão, além do cumprimento de 14 mandados de prisão. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), as medidas são resultado de desdobramentos investigativos relacionados a crimes graves ocorridos na região, como execuções, tráfico de drogas e invasões de propriedades.
As investigações apontam a utilização de imóveis como esconderijos, depósitos de drogas e pontos de comercialização de entorpecentes, invasões de apartamentos com expulsão de moradores, transformados em bases operacionais da organização criminosa e ameaças sistemáticas à população, com imposição do silêncio mediante coerção.
Durante o cumprimento de mandados, a polícia também identificou pixações com alusão a facção criminosa Bonde dos 40. A secretaria informou que todas as pixações serão apagadas.
Segundo a secretaria, dois casos motivaram a operação na região. Em março, um policial militar foi alvo de um atentado com uma tentativa de invasão ao seu imóvel. O agente foi surpreendido por criminosos armados que adentraram sua propriedade.
Outro acontecimento destacado foi o roubo de gado para a realização de um churrasco comemorativo promovido pela organização criminosa, além da execução de Bartolomeu Gabriel Oliveira Gomes, o “Barto”, integrante de uma organização criminosa rival.
Ele foi sequestrado, torturado e executado após ser identificado por meio da prática conhecida como “raio-x”, utilizada internamente pela facção para reconhecer e eliminar rivais.
Fonte: Cidade Verde