O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, alertou que os dias 20 e 21 de novembro devem registrar as chuvas mais intensas provocadas pelo sistema frontal que avança pelo estado a partir da Bahia. Segundo ele, municípios do Sul do Piauí devem ficar especialmente atentos.
“Nós vamos ter dois dias importantes, e eu falo nesse momento com o pessoal de Morro Cabeça no Tempo, Caracol, São Raimundo Nonato, Gilbués, Parnaguá, Riacho Frio e Corrente. Do dia 20 para o dia 21 é o ‘Dia D’, é o dia em que o sistema frontal que entra aqui pela Bahia vai estar mais intenso”, explicou.
O diretor reforçou que, apesar do alívio provocado pelas chuvas, o fenômeno pode vir acompanhado de ventos fortes e descargas elétricas.
“É muito importante salientar que essa chuva pode vir com vento, com descarga elétrica. Então vai acontecer chuva boa, e a gente está contando com essa chuva para melhorar as condições de vida dessa população”, afirmou.
Chuvas em Teresina
Werton Costa também comentou sobre a previsão para a capital. Ele destacou que Teresina deve registrar chuva entre esta quarta (19) e quinta-feira (20), com condições favoráveis já observadas na noite anterior.
“Hoje é o dia da chuva da capital. De hoje para amanhã nós temos condições favoráveis. Ontem foi na trave, chegou até Campo Maior. E, se tratando de Teresina, não importa se é chuva fina, moderada ou grossa: chuva em Teresina a gente tem que ter cuidado por causa da drenagem. Então você que está na rua, fique muito atento para as áreas que já são definidas pelo município”, disse o diretor.
Sistema frontal deve perder força
Segundo Werton Costa, o sistema frontal que atinge o estado é considerado longo, com quatro dias de duração, mas deve perder intensidade entre os dias 21 e 22.
“Infelizmente, a gente está falando de sistema frontal, então ele é um sistema episódico. Esse é o mais demorado que a gente recebeu, ele tem duração de quatro dias e ele vai morrer, infelizmente, do dia 21 para o dia 22. Mas como ele atinge uma área enorme, 60% do Piauí, isso não exclui a possibilidade de chuvas isoladas. As chuvas no grosso diminuem, então nós vamos ter, infelizmente, um retorno das temperaturas elevadas, condição de céu a pino e pontos isolados”, alertou.
Níveis de chuva registrados no Piauí
Os índices pluviométricos registrados nas últimas horas mostram volumes distintos de chuva em municípios do interior do estado:
- Cabeceiras do Piauí – 13 mm (ANA)
- Alto Longá – 12 mm (Cemaden)
- Santa Cruz dos Milagres – 8 mm (Cemaden)
- Boqueirão do Piauí – 4 mm (Cemaden)
- Picos – 1 mm (Cemaden)
Ventos fortes danificam postes em Uruçuí
O diretor confirmou também que as fortes chuvas acompanhadas de vento provocaram danos em Uruçuí, onde postes foram derrubados na zona rural.
“Nós tivemos ontem, em Uruçuí, na área rural, de três a cinco postes danificados pela força do vento, e isso é potencialmente perigoso. Então esse fator risco vento precisa ser levado em consideração”, reforçou.
Fonte: Cidade Verde