O cenário político do município de Simões, na região do Vale do Itaim, no Sul do Piauí, teve uma movimentação importante nesta terça-feira (17), com a adesão do empresário Valdeir Carvalho (MDB), que foi candidato a vice-prefeito pela oposição nas eleições municipais de 2024, ao grupo político liderado pelo prefeito Magno Dantas (PSD).
A movimentação também incluiu o vereador Valdiney Carvalho, irmão de Valdeir, que igualmente passou a integrar a base de apoio do Executivo municipal, ampliando o número de aliados do prefeito dentro da Câmara.
O anúncio da nova aliança ocorreu com a presença do prefeito Magno Dantas e de lideranças do bloco governista, como o vice-prefeito Jossi de Belim e os ex-prefeitos Zé Wlisses e Edilberto Abdias, que seguem exercendo forte influência na articulação política do município.
Com a chegada do novo grupo, a base governista passa a contar com maioria no Legislativo municipal, com os vereadores Mellânia Morais (a mais votada do município), Luciano César (líder do governo na Casa), Elismar Cordeiro, Cledilma Alencar (Cledilma de Pindal) e agora também Valdiney Carvalho.
Eleição foi decidida por diferença de 98 votos
Nas eleições de 2024, Magno Dantas venceu a disputa pela Prefeitura de Simões com 5.066 votos, contra 4.968 votos do adversário Cleivan Coutinho (PT). A diferença entre os dois foi de apenas 98 votos, evidenciando o grau de polarização no município.
Ao todo, 10.712 eleitores compareceram às urnas. O município registrou 10.137 votos válidos, além de 132 votos brancos e 443 votos nulos.

Fonte: Infonewss