Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Estudante de Jornalismo de São Julião Recebe Reconhecimento Internacional em Concurso de Vídeos da ONU

em 06 de novembro de 2023

O estudante de Jornalismo de São Julião-PI, Carmo Neto, de 20 anos, recebeu destaque após ter um vídeo reconhecido no Plural + Youth Video Festival – competição internacional de vídeos da ONU (Organização das Nações Unidas).

O seu vídeo “O Sonho de João” conta a história de João, um menino do povoado Mandacaru, município de São Julião, que tem o sonho de ser jogador de futebol.

Sobre a Competição

O Plural Plus é um prestigiado concurso de vídeos lançado em 2009 pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

O objetivo é proporcionar uma plataforma para que jovens de todo o mundo possam abordar questões fundamentais, como xenofobia, migração, diversidade e inclusão social.

A notícia do prêmio foi recebida por Carmo em 19 de outubro, mas somente nesta segunda-feira (06), o vídeo foi exibido no auditório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Professor Barros Araújo em Picos, para alunos do curso de jornalismo.

Como um dos reconhecidos por esse concurso de renome internacional, Carmo Neto foi agraciado com um convite para participar da cerimônia de premiação que acontecerá na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Sobre o vídeo:

O vídeo “O Sonho de João,” criado por Carmo, aborda a desigualdade no acesso a oportunidades e como isso pode impactar os sonhos e aspirações de pessoas socialmente vulneráveis.

O curta-metragem produzido em inglês apresenta a história de João, capturando momentos do menino de 09 anos jogando futebol em uma quadra no povoado Mandacaru e em outras situações de sua rotina diária.

No vídeo o espectador é levado a conhecer o menino que almeja um mundo mais vasto, onde os sonhos ganham asas, o futebol se torna arte e poesia, a educação é a chama da esperança e o semiárido torna-se um lugar de oportunidades.

Em relação ao vídeo ‘O Sonho de João’, Carmo Neto destacou:

“Meu objetivo era mostrar como as desigualdades de oportunidades afetam os sonhos de crianças como João, que almejam uma vida melhor. A produção explora o futebol e a educação como ferramentas de transformação social. O vídeo é um grito contra as barreiras sociais que limitam o potencial de muitas pessoas.”

Em 2021, Carmo também foi destaque ao vencer o 4° Desafio Juvenil de Direitos Humanos da ONU, desta vez com um vídeo sobre mudanças climáticas e o direito humano à água.

Matéria relacionada:

Aos 18 anos, estudante de jornalismo de São Julião recebe prêmio da ONU na Espanha

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.