BAnner Governo do Estado Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

Marcolândia | Na volta do recesso, Câmara aprova 06 requerimentos e prefeito Corinto Matos leva sua mensagem ao Poder Legislativo

em 06 de fevereiro de 2021

Câmara de Marcolândia realiza sessão de abertura do ano legislativo

Dando início aos trabalhos do Poder Legislativo em Marcolândia, o presidente da Câmara Municipal vereador Chaguinha Ramos (Progressistas) conduziu na noite dessa sexta-feira, 05 de fevereiro, a primeira sessão deliberativa do quadriênio 2021 – 2024.

Presidente da Câmara, vereador Chaguinha Ramos (PP)

Na ocasião estiveram presentes os 09 vereadores(as) que compõem a Câmara: Chaguinha Ramos (PP), Erinaldo (PSD), Isadora Coutinho (MDB), Marquim de Chico Coelho (PTB), Lanja Nobre (PP), Dunga (PT), Simone Viana (PSD), Erivan de Aprígio (PT) e Clenilton Costa (PT).

Também presenciaram a sessão os membros do Executivo municipal: o prefeito Corinto Matos, o vice-prefeito Valmir de Juracy, representantes da sociedade civil e todos os funcionários da equipe de secretariado que integram a nova gestão.

O vereador Dunga (PT) apresentou dois requerimentos

A Mesa Diretora da Câmara de Marcolândia abriu a sessão deliberativa colocando em pauta alguns requerimentos levados pelos vereadores para apreciação. O vereador Dunga (PT) apresentou dois requerimentos, o de n° 01 trata sobre a complementação da pavimentação poliédrica em uma rua da cidade, já o requerimento n° 02 pede a instalação de um alambrado no campo de futebol municipal.

Vereadora Lanja Nobre (PP)

O 3° requerimento protocolado foi da vereadora Lanja Nobre (PP) que cobrou do Executivo uma capacitação para os agentes de saúde, o objetivo seria para que os profissionais identifiquem casos de violência doméstica nas famílias atendidas.

Vereadora Simone Viana (PSD)

O 4° requerimento da primeira sessão deliberativa foi encaminhado pela vereadora Simone Viana (PSD), na qual solicita uma manutenção na iluminação pública municipal. O vereador Erivan de Aprígio (PT) apresentou dois requerimentos, um deles pede ao Executivo a fomentação de ações para combate a Covid-19 em Marcolândia e o outro solicita a contrução de dois banheiros públicos no mercado municipal. Todos os 06 requerimentos apresentados pelos vereadores foram aprovados por unanimidade pela Casa.

A Mesa Diretora para o biênio 2021/2022 tem como presidente Francisco das Chagas Silva Ramos (Chaguinha Ramos – PP), o vice-presidente Marcos de Carvalho Coelho (Marquim de Chico Coelho – PTB), a 1º secretária Maria Edilanjia Nobre (Lanja Nobre – PP) e o 2º secretário Erinado Evangelista de Sousa (PSD).

Prefeito Dr. Corinto Matos

O prefeito municipal Dr. Corinto Matos apresentou sua mensagem de abertura aos presentes no plenário da Câmara. O gestor fez um balanço dos primeiros dias de mandato e ressaltou positivamente a sua equipe de secretários(as):

“O povo de Marcolândia escolheu bem, escolheu vereadores capazes. E o nosso objetivo é trabalhar cada vez mais, incansavelmente junto a esta Casa, pelo nosso povo. Esse primeiro mês de gestão, foi de aprendizado, é difícil mas não iremos desistir e vamos pensar sempre no trabalho, nós sabemos da importância de retribuir a confiança depositada pelo povo. A nossa equipe é uma equipe jovem com vontade de servir,  são profissionais capacitados e que merecem essa oportunidade, pois vamos melhorar o atendimento,  em todas as áreas não só na saúde, e trazer melhores serviços para a população. Nesse mês de janeiro, nós já fizemos inúmeras mudanças, por meio de muitas burocracias, muitos trâmites legais, não pensávamos que seria tão difícil, então agradeço a cada um pelo suporte.” Falou o prefeito.

Dr. Corinto Matos ainda destacou o problema na iluminação pública como um dos principais desafios nesse início de gestão. O prefeito ainda mencionou a importância do trabalho em harmonia dos três Poderes:

“A iluminação pública é sem dúvida um dos grandes problemas que foram deixados pela gestão anterior, inúmeras ruas e a praça estão com problemas, e nós já estamos tentando solucionar, no entanto existem burocracias e devemos respeitar as leis. Mas esse grande elo formado pela sociedade civil e seus representantes é o que garante o trabalho em harmonia, o poder legislativo e o judiciário são fundamentais para o progresso do município” disse Dr. Corinto.

Assim que tomou posse já nos primeiros dias de janeiro, o prefeito de Marcolândia-PI Dr. Corinto Matos declarou situação de emergência em toda a extensão territorial do município, devido a estiagem e a irregularidade de chuvas que tem gerado prejuízos importantes e significativos para atividades produtivas, principaente para agricultura. Durante a sessão de abertura da Câmara, o gestor afirmou em seu discurso a gravidade que o problema da estiagem representa:

“Outro grande problema de Marcolândia é o abastecimento de água, eu sei o sofrimento da população e dos criadores de animais e não há um culpado, todos que passaram por essa Casa tentaram realizar esse sonho do município, mas infelizmente ainda não foi possível, mas eu garanto a vocês que nós iremos lutar, se vamos conseguir ou não o futuro dirá. O calçamento é importante, a iluminação pública é importante, o esporte é importante, a cultura é importante, mas se continuarmos com um período chuvoso tão escasso, vamos ter que cortar custos, cortar de gastos da gente mesmo para podermos investir na compra de água, sem água não vivemos” finalizou o prefeito de Marcolândia.

Vice-prefeito Valmir de Juracy

O Vice-prefeito do município Valmir de Juracy também falou aos presentes na solenidade. Valmir também frisou a importância do trabalho em harmonia entre os três Poderes e apontou as principais ações desse início de gestão:

“Quero dizer para vocês que é uma satisfação enorme estarmos hoje aqui na primeira sessão desta Casa, agradecemos a Deus por esse momento. O Poder Público precisa trabalhar em harmonia, as três esferas devem trabalhar juntas para desenvolvimento da cidade. Por isso, é uma imensa satisfação darmos início a essa gestão, nós sabemos as dificuldades que encontramos, mas com os pés nos chãos e a cabeça erguida vamos buscar as soluções para nossa cidade. Nesta semana já estivemos em Teresina em busca de recursos e projetos, junto a Secretaria de Segurança, conseguimos uma viatura para reforçar a segurança do município, e já existem projetos de pavimentação encaminhados. Peço compreensão nesse início de gestão, vamos trabalhar sempre ouvindo a população” declarou o vice-prefeito Valmir de Juracy.

 

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.