Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Grupos de Caretas percorre ruas em Marcolândia e arrecadam para Sexta-feira Santa; veja fotos!

Ao final, acontece a malhação de Judas, ato que espanca o boneco simbólico. Também é lida a carta da herança do espólio de Judas para a comunidade.

em 01 de abril de 2015

Tradição! Grupos de caretas percorre ruas em Marcolândia e arrecadam para Sexta-feira Santa

Tradição é mantida em Marcolândia

Uma tradição popular mantida viva há décadas. Anualmente, na Semana Santa, grupos formados por jovens percorrem durante três dias as ruas da cidade de Marcolândia, situada na divisa do Piauí com o Pernambuco. O objetivo, segundo explicou um dos caretas, é arrecadar dinheiro e alimentos para uma confraternização que acontece na Sexta-feira Santa.

Os caretas, como são conhecido, são homens vestidos com máscaras, chicotes, chocalhos e outros acessórios, tudo para dificultar o reconhecimento.  Eles visitam casas, comércios e abordam as pessoas por onde passam, de quem recebem de tudo um pouco.

Todos que fazem doações são convidados para a confraternização que será realizada na Avenida Corintio Matos, às 20h. Neste dia, tudo o que foi arrecadado simboliza a ceia e será colocado num local cercado, denominado de círculo. Segundo conta a história bíblica, na confraternização da sexta-feira estariam Jesus e Judas, no entanto, os convidados chegam e constatam que Jesus não está no local, mas apenas Judas, e por isso, tentam roubar os alimentos da ceia. Mas, para ter acesso aos alimentos e objetos, a população tem que passar pelos caretas, que também estão no círculo e, armados com chicotes, agridem as pessoas. Não se pode revidar, nem guardar rancor dos caretas. Para eles, é uma brincadeira tradicional.

Ao final, acontece a malhação de Judas, ato que espanca o boneco simbólico. Também é lida a carta da herança do espólio de Judas para a comunidade.

DSC_0131

“Comecei com quatro anos, levado por minha mãe. Quando era criança tinha muito medo. Depois fui acostumando e hoje sou um dos caretas”, disse.

 

Na cidade existem vários grupos divididos por ruas e bairros. A nossa reportagem acompanhou o grupo com 19 integrantes denominado ‘Os Caretas de Neguim’ por algumas ruas. Segundo narrou um dos caretas, ele participa da tradição há 14 anos. “Comecei a ir com quatro anos, levado por minha mãe. Quando era criança tinha muito medo. Depois fui acostumando e hoje sou um dos caretas”, disse.

Veja mais imagens:

DSC_0133DSC_0135DSC_0137DSC_0139DSC_0140DSC_0141DSC_0142DSC_0143DSC_0145DSC_0146DSC_0147

 

Fonte: Cidades na Net

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.