Clique e saiba como anunciar
no piauiemfoco.

PUBLICIDADE

Dona Guidé, “Mãe da Educação de Fronteiras” morre aos 97 anos em Teresina

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Na manhã desta segunda-feira (08), a comunidade de Fronteiras, se despediu da professora Francisca Pereira de Sousa Morais, carinhosamente conhecida como Dona Guidé, que faleceu aos 97 anos.

Reconhecida como a “Mãe da Educação de Fronteiras”, Dona Guidé foi a fundadora da Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima, uma instituição que marcou a educação na região. Filha de Norberto Ângelo Pereira e Antônia Batista de Sousa, Dona Guidé foi a quarta de seis irmãos, incluindo personalidades como o ex-prefeito Dr. Marcelo (in memoriam) e outros membros da família que também deixaram sua marca na história local.

Sua trajetória estava intimamente ligada ao desenvolvimento educacional de Fronteiras, onde lutou para que o município tivesse um Ginásio (antigo Ensino Médio) e ainda garantiu um terreno para a construção da escola que hoje abriga a Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima, anteriormente conhecida como CNEC.

Formada em Direito, Dona Guidé teve uma carreira bastante significativa, atuando como professora e se aposentando pelo CEFT-PI e pelo Estado. Além de suas contribuições no campo da educação, exerceu a função de Tabeliã Pública e foi autora do livro “A Origem, o Desenvolvimento e a Educação da Cidade de Fronteiras – Piauí”, uma importante obra que documenta a história e o progresso do município.

A morte da professora causou grande comoção no município e muitas mensagens de pêsames foram deixadas nas redes sociais. A Prefeitura também emitiu uma nota de pesar.

VEJA MAIS:

WhatsApp
Telegram
Facebook
X
PUBLICIDADE