Clique e saiba como anunciar
no piauiemfoco.

PUBLICIDADE

Dom Expedito Lopes | Menina de 11 anos morre após dura luta contra câncer

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

A pequena Alicia Manuely Oliveira de Sousa, de 11 anos, natural de Dom Expedito Lopes, faleceu neste domingo (10) após lutar desde 2022 contra  Neuroblastoma, tipo de câncer que se desenvolve em células nervosas. A criança estava internada em um hospital de Teresina, onde tratava uma infecção respiratória (pneumonia) contraída nos últimos dias.

Segundo familiares, Alicia recebeu o diagnóstico da doença em 2022, passou por um procedimento cirúrgico de medula e inicialmente respondia bem ao tratamento. No entanto, o câncer retornou de forma agressiva.

“Aí começou a luta de quimioterapia e a busca por uma possível doação de medula. Ela passou por uma cirurgia, onde recebeu a própria medula, com a retirada das células doentes. A cirurgia foi um sucesso, ela estava bem, mas a doença voltou de forma muito agressiva. Ela lutou com coragem e amor. Viu os cabelos caírem e nunca quis usar peruca, sempre aceitou a careca e enfrentou todas as etapas de forma leve”, relatou a tia, Aline Alves.

Após a recidiva, Alicia passou a necessitar de transfusões frequentes devido à baixa contagem de plaquetas. Nesse período, foi diagnosticado um sangramento no cérebro, que a levou novamente à internação. Durante o tratamento, contraiu pneumonia, o que agravou seu estado de saúde e prejudicou a respiração.

“Alice estava realizando diversas transfusões e começou a sentir fortes dores de cabeça. Os exames mostraram um sangramento na cabeça, que afastava os neurônios e causava dores intensas. Internada, foi monitorada constantemente, mas contraiu pneumonia e faleceu em decorrência da infecção”, explicou a tia.

Mesmo diante das dificuldades, Alicia era conhecida pela alegria e pela força.

“Mesmo com todo esse sofrimento, ela não tirava o sorriso do rosto. Sempre sorrindo, brincando, ouvindo suas músicas e dando forças à mãe. Dizia: ‘Não é pra senhora chorar, eu vou ficar bem’. Sua partida foi tranquila, ela faleceu dormindo, nos braços da mãe. Ela era muito amada por todos — do porteiro às equipes de saúde —, que sempre cuidaram dela com muito carinho e sentiram profundamente sua perda”, completou Aline Alves.

Fonte: Cidade Verde Picos

VEJA MAIS:

WhatsApp
Telegram
Facebook
X
PUBLICIDADE