Em um vídeo que circula nas redes sociais, Janiel Veras Paula Miranda, um paciente diagnosticado com diabetes, fez uma denúncia contra a Secretaria de Saúde do município. Ele afirma ter enfrentado dificuldades para obter fitas de medição de glicemia, essenciais para o monitoramento de sua condição.
Janiel, que é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), explicou que precisa medir sua glicemia a cada duas horas e que, para controlar sua diabetes, utiliza entre seis a sete aplicações de insulina de dois tipos diferentes diariamente. Segundo ele, há cerca de 20 dias, a Secretaria de Saúde havia disponibilizado duas caixas de fitas, mas a quantidade foi insuficiente para atender suas necessidades.
O paciente procurou a secretaria em busca de mais fitas, mas foi surpreendido com a negativa de atendimento. “Fui até lá em busca de ajuda, mas me disseram que não poderiam me fornecer mais fitas”, relata ele no vídeo, demonstrando a frustração e preocupação com sua saúde.
A falta de insumos pode colocar em risco a saúde de pacientes que dependem de um controle rigoroso de sua glicemia.
A Redação do Piauí em Foco deixa o espaço aberto para demais esclarecimentos por parte da Secretaria de Saúde do município.