Na tarde desta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha do Piauí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma importante palestra sobre valorização da vida e saúde mental em alusão ao Setembro Amarelo, na Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha.
O evento teve como tema central “A vida em primeiro lugar” e contou com a presença dos palestrantes: Dra. Ana Raíla; e do psiquiatra Dr. Matheus de Sá, que abordaram questões essenciais relacionadas à saúde mental, enfatizando a importância do cuidado emocional e da valorização da vida, especialmente entre os jovens. O momento também foi marcado por uma encenação com bonecos sobre a valorização da vida, realizada pelo ventríloquo e professor Boneco Tito e Grasiane Sá.
O Secretário de Educação, Nivaldo Rocha, destacou a importância desse evento para a comunidade escolar, uma vez que é necessário chamar atenção dos adolescentes sobre a valorização da vida.

“Foi muito bom essa palestra, muito importante essa parceria entre a educação e saúde, pois estamos sempre procurando o melhor para nossos alunos. Parabenizar os palestrantes que deram um show aqui, o professor Boneco, que trouxe uma encenação sobre a valorização da vida, o psiquiatra e a psicóloga que conversaram com nossos alunos e deixaram claro para eles que não estão sozinhos”, disse.
O palestrante e psiquiatra, Dr. Matheus de Sá, avaliou o evento como positivo, tendo em vista a interação dos alunos sobre a temática abordada.

“Foi maravilhoso ministrar essa palestra aqui, os alunos interagiram, tiraram as dúvidas sobre como evitar o suicídio, sobre quais são os fatores de risco, e isso contribuiu para que fosse uma palestra exitosa. Só tenho que parabenizar a Secretária de Saúde, Hortalina, e ao Secretário de Educação pela iniciativa”, afirmou.
A Psicóloga Dra. Ana Raíla, destacou o quão importante é se falar sobre a valorização da vida.

“Por que a gente continua falando sobre valorização da vida, porque os dados são alarmantes, muitas pessoas em
pleno século XXI estão abrindo mão da própria vida, então um momento como esse é muito importante para conscientização desses adolescentes e jovens de que não estão sozinhos”, pontuou.
Veja imagens!