Divulgado na manhã desta terça-feira (16), o resultado oficial da Medalha Prefeitos pela Alfabetização das Crianças, um reconhecimento institucional celebra os gestores municipais que se destacam no combate ao analfabetismo e na promoção da alfabetização infantil. No Piauí, foi destaque a Prefeitura de Padre Marcos, na gestão da prefeita Wiliane Kelly, que conquistou o primeiro lugar da premiação.
A premiação, que ocorre anualmente, tem como objetivo incentivar a implementação de políticas públicas educacionais eficazes, baseadas em evidências e resultados mensuráveis. O critério oficial para a concessão da medalha é o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), que é calculado e divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Prefeita Wiliane Kelly, expressou sua felicidade e orgulho com a conquista, ressaltando a importância do reconhecimento para o município e para a educação das crianças.

“Padre Marcos segue fazendo jus ao berco da educação, celebrando mais uma conquista e um reconhecimento nacional que reafirma o compromisso da nossa gestão com a alfabetização das crianças e com o futuro do município. Esse resultado é fruto de planejamento, investimentos e do trabalho contínuo desenvolvido na rede municipal de ensino. Entre apenas três cidades do Estado do Piauí agraciadas com a medalha Prefeitos pela Alfabetização das Crianças, Padre Marcos se consolida como referência e motivo de orgulho para nossa gente. Parabéns a todos que fazem a educação no nosso município, com dedicação, responsabilidade e amor, fortalecendo diariamente uma educação pública cada vez mais humana, eficiente e transformadora”, disse a prefeita.
O Secretário de Educação, Eraldo Gomes, também expressou sua felicidade com o resultado, e agradeceu o apoio da gestão, dos alunos, dos pais e responsáveis, que tem caminhado junto em prol de uma educação de qualidade.
“Estamos extremamente felizes por mais uma conquista da nossa Educação Municipal. Este reconhecimento representa o compromisso, a responsabilidade e o trabalho conjunto da gestão, e de todos aqueles profissionais que fazem da nossa Alfabetização uma garantia do direito fundamental de uma criança, que é aprender a ler e escrever na Idade Certa. Certamente esta medalha servirá ainda mais de combustível para continuarmos investindo na educação das nossas crianças. Parabéns a todos os envolvidos: alunos, professores, gestores, pais e gestão municipal”, disse.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 18 de dezembro, às 9h, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.