Na noite da sexta-feira (01), a Secretaria de Educação de São Julião deu início à segunda Jornada Pedagógica de 2025, com o tema “Educação que acolhe, avalia e transforma: Caminhos para uma prática significativa”. O evento, que reuniu diversos profissionais da educação municipal, teve como objetivo promover uma reflexão sobre práticas educativas mais inclusivas e eficazes.
A programação contou com uma palestra de abertura ministrada pela advogada Erika Luz, que apresentou o novo regimento escolar, abordando as mudanças e diretrizes que visam aprimorar o ambiente escolar e garantir direitos e deveres de alunos e educadores.
Em seguida, o padre Francisco Ramires conduziu uma palestra impactante sobre “Educação que acolhe e transforma”, ressaltando a importância do acolhimento e da empatia no processo educacional, como elementos essenciais para a formação integral do aluno.
A Secretária de Educação, Lucinete Pereira, falou acerca do objetivo da jornada pedagógica e destacou os avanços significativos na educação durante o primeiro semestre letivo.
“É com imensa alegria que a gente tem esse prazer de capacitar todos os nossos servidores começando dos serviços gerais até o corpo docente. O nosso objetivo com essa jornada pedagógica é cada dia melhorar a qualidade do ensino no nosso município, que estava deteriorada, e estamos em fase de reconstrução. Dentro desses quatros meses que estamos a frente da Educação conseguimos implantar, o tempo integral, e alcançamos muitas metas”, disse.
A advogada da Secretaria de Educação, Dra. Erika Luz, explicou acerca do novo regimento escolar, e qual a importância da atualização que foi realizada.
“Estamos na segunda jornada pedagógica do município de São Julião, na rede municipal de ensino, com o objetivo de apresentar as novas normativas que estão no novo regimento interno, pois antigo era muito desatualizado”, explicou.
O padre Francisco Ramires, que ministrou a palestra sobre a educação que acolhe e transforma, relatou a satisfação em se fazer presente ao evento trazendo uma reflexão importante na transformação do ambiente escolar.
“Eu tive a graça de expor para os presentes o pensamento que vai nos ajudando acolhermos uns aos outros, avaliarmos as nossas próprias atitudes e os meios que estamos inseridos, mas sobretudo começar uma transformação que desejamos na educação”, pontuou.
A Jornada Pedagógica segue pelos próximos dias com a capacitação dos profissionais para o início do segundo semestre letivo.
Veja imagens!