No último sábado (05), o ginásio poliesportivo Amirtes Sobrinho, em Alegrete do Piauí, foi palco de uma emocionante solenidade de colação de grau que celebrou a formação de 50 novos profissionais nas licenciaturas em História e Letras Espanhol pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O evento contou com a presença do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto, do vice-prefeito Erasmo Araújo, da coordenadora do polo, Jucileide Ramos, além de familiares e amigos dos formandos, que se reuniram para celebrar essa importante conquista.
A criação do polo UAB em Alegrete do Piauí, que ocorreu durante a gestão do ex-governador Wellington Dias, atual Ministro do Desenvolvimento Social, foi um marco para o município, proporcionando acesso à educação superior e contribuindo para a formação de educadores qualificados na região.
A Coordenadora do Polo da UAB, Jucileide Ramos, falou da satisfação em entregar cerca de 50 profissionais qualificados para o mercado de trabalho, e destacou que o Polo em breve estará com novas ofertas para as pessoas que desejam ingressar no curso superior.

“Eu deixo uma mensagem de otimismo, de perspectivas futuras, hoje, o Polo de Alegrete entrega mais de 50 profissionais qualificados e comprometidos e é isso, avante. E quero dizer para as pessoas que nosso Polo está com novos cursos e novas ofertas, e futuramente, estaremos com muitos editais”, disse a coordenadora.
O Reitor da Uespi, Evandro Alberto, também destacou a felicidade em poder ver novos profissionais sendo entregues ao mercado de trabalho, e ressaltou que isso é fruto de uma parceria do Estado para com o município, uma vez que o prefeito Márcio Alencar, tem se colocado à disposição do Polo ao que necessita.

“A gente fica muito feliz pela quantidade de profissionais que estamos entregando a sociedade. São Letras, Espanhol e História, licenciaturas formadas aqui pela Universidade Estadual do Piauí, e aqui em Alegrete, nós temos um apoio muito grande da Secretaria de Educação do Piauí – Seduc, apoio também do município, o prefeito Marcinho, é um parceiro, assim como o deputado Georgiano, o Secretário Washington Bandeira, e é uma determinação do Governador Rafael Fonteles, da gente poder expandir e levar o ensino superior com qualidade para o interior do Piauí”, ressaltou.
O evento contou ainda com a presença da Diretora Geral do Núcleo de Educação à Distância, Nayara Pinheiro; da Diretora de Políticas para o Ensino Superior da Seduc, Ivana Campelo; da Diretora do Centro Estadual de Tempo Integral da Escola Antônia de Sousa Alencar, Maria do Socorro; do Coordenador do Curso em História, Raimundo Nonato; da Paraninfa do Curso de Letras Espanhol, Maria Nogueira; do Coordenador de Gestão, Francisco Augusto; do Patrono do Curso de História, o Secretário de Assistência Social, Nerys Alencar.
Veja imagens!