Na manhã desta quarta-feira (05), a Prefeitura de São Julião, através da Secretaria de Cultura em parceria com o Conselho de Cultura, promoveu a V Conferência Municipal de Cultura. O evento, que reuniu diversos representantes da comunidade cultural, teve como tema central “Construindo Caminhos para o Fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura”.
A conferência ocorreu no auditório Francisco Marcolino de Sousa e teve como objetivo discutir estratégias e ações que visem o fortalecimento da cultura local, promovendo a participação da população e o incentivo a projetos culturais.
Durante o encontro, foram abordados tópicos como a valorização dos artistas locais, o fomento a iniciativas culturais e a importância de um sistema integrado que apoie a diversidade cultural da cidade. Os participantes puderam contribuir com sugestões e debater sobre as necessidades e desafios enfrentados pelo setor cultural em São Julião.
O prefeito Renaldinho destacou a importância da conferência para realizar um plano de cultura que atenda as necessidades da população.

“É a quinta conferência municipal de cultura que nós estamos realizando aqui no primeiro ano da nossa gestão, e é uma alegria muito grande da gente poder está incentivando a cultura do nosso município e essa conferência é para nós ouvir quem faz a cultura, para nós investir e melhorar a cultura de acordo com as necessidades de nossos artistas”, disse o gestor.
A Secretária de Cultura, Bárbara Fernanda, destacou o objetivo da conferência e reafirmou o seu compromisso em sempre buscar melhorias no âmbito da cultura no município.

“Estamos realizando a quinta conferência municipal de cultura, com o objetivo de fazer um plano cultural anual e fortalecer ainda mais o nosso calendário cultural. Tivemos debates aqui e a partir disso vamos melhorar a cultura do nosso município”, afirmou.
Participando da Conferência, o professor De Assis avaliou como positivo a participação popular no evento.

“Eu quando adentrei esse auditório, fiquei maravilhado, porque eu nunca vi em São Julião, um evento cultural para discutir e fazer o plano municipal, e o auditório lotado, então isso, já demonstra o compromisso da administração pública com a cultura, e em primeiro lugar em ouvir o povo, porque a cultura é feita pelo povo”, pontuou.
Veja imagens!
