Na última quarta-feira (08), a Prefeitura de Paulistana, na gestão do prefeito Osvaldo da Abelha Branca, em parceria com a Fundação CSN e a Transnordestina Logística S/A (TLSA), inaugurou uma nova unidade do projeto Garoto Cidadão no estado do Piauí. Essa iniciativa representa uma importante expansão da proposta, que visa promover o desenvolvimento humano por meio da cultura e da arte.
O projeto Garoto Cidadão oferece uma variedade de atividades nas áreas de música, teatro, dança, artes visuais, além de trabalhar com expressões artísticas e temas relacionados à cidadania. Com um histórico de sucesso, o programa já beneficiou mais de 12 mil jovens em 14 municípios brasileiros, distribuídos por seis estados, estimulando a criatividade, a autoestima, o protagonismo juvenil e a consciência crítica entre os participantes.
O professor da Fundação, Daniel Tássio, explicou como vai proceder o projeto no município de Paulistana, destacando que serão contempladas crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 15 anos.

“O projeto vai abranger crianças de oito até quinze anos de duas escolas municipais, o objetivo do projeto é incluir e introduzir cultura nas vivências dessas crianças para que elas possam desenvolver suas habilidades culturais, sociais e seus talentos artísticos através das aulas de música, teatro, e cidadania e cultura que iremos ofertar”, explicou.
O prefeito Osvaldo da Abelha Branca, destacou a importância do projeto para a comunidade e reafirmou o compromisso da administração em investir em iniciativas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento dos jovens no município.

“Esse espaço para oportunizar para 200 crianças e adolescentes, e ano que vem vamos aumentar para 250, aulas de cultura, cidadania, balé, peças teatrais, a aulas de músicas, é uma aça social da Companhia Siderúrgica Nacional, através da Fundação e também da Ferrovia Transnordestina. Essas aulas vai uma diferença muito grande na vida dessas crianças e dessas família, a gente escolheu junto à Secretaria de Educação e Assistência Social, justamente as duas escolas onde estão o maior número de famílias carentes, e eu tenho certeza que muitos talentos serão revelados por meio desse projeto”, destacou o prefeito.
O Ex-governador e presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí, Wilson Martins, falou do projeto com otimismo, e ressaltou que muitos talentos serão descobertos. Na oportunidade, ele também parabenizou o prefeito Osvaldo pelo trabalho que vem realizando.

“É um projeto de inclusão de pessoas. Vamos ter uma verdadeira fábrica de talentos, pessoas que terão o que não tivemos. Osvaldo é um grande prefeito, um político que se sobressaiu jovem, um dos talentos. Precisamos dar oportunidades, oportunidades de emprego e gerar renda. Fico muito feliz por isso. É isso que chamamos de acessibilidade e oportunidades”, disse.
Vale destacar que o município de Paulistana é o primeiro do Estado do Piauí a ser contemplado com a sede do Garoto Cidadão. A estimativa é de atender 200 crianças e adolescentes, e em 2026, 250.
Veja imagens!