Na última quinta-feira, 21, a Secretaria de Cultura, com apoio da Prefeitura de Alagoinha do Piauí, promoveu uma importante escuta pública sobre a Lei Nacional Aldir Blanc, reunindo representantes da gestão municipal, artistas, produtores culturais e membros da sociedade civil. O encontro teve como objetivo discutir a aplicação dos recursos e fortalecer as políticas culturais do município.
Estiveram presentes no evento a primeira-dama e secretária de Saúde, Hortalina Bezerra; a secretária de Assistência Social, Pelva Bárbara; os secretários de Administração e Educação, George Rocha e Nivaldo Rocha, respectivamente; e o representante da Secretaria de Agricultura, Ramon. Representando a Secretaria de Cultura, estiveram o secretário Valdineres Rocha, a coordenadora Cláudia Sá e sua equipe.
A reunião foi aberta pela primeira-dama e secretária de Saúde, Hortalina Bezerra, que representou o prefeito Dr. Pedro Otacílio. Em sua fala, ela parabenizou a iniciativa, agradeceu a presença dos participantes e destacou a relevância de colocar Alagoinha no mapa do turismo. Hortalina também apontou os principais locais do município com forte potencial turístico, que poderão ser integrados às ações de desenvolvimento cultural e econômico.
Dando continuidade, o secretário de Cultura, Valdineres Rocha, reforçou as colocações da senhora Hortalina, ressaltando a importância da união entre cultura e turismo para a valorização da identidade local.
Na sequência, a assessora Fabiana Dias apresentou um panorama detalhado sobre a Lei Aldir Blanc, explicando sua função no fomento à cultura, a diferença entre artistas e trabalhadores da arte, além dos procedimentos de cadastro e repasses financeiros destinados ao setor cultural.
Durante a escuta, artistas locais também tiveram voz ativa no debate. Nykelle, Douglas e Djalma compartilharam ideias e sugestões — entre elas, a criação de pontos de apoio culturais e de uma galeria de arte — iniciativas que já estão em andamento no município. Outro ponto destacado foi o inventário turístico, ferramenta que mapeia os espaços com potencial turístico em Alagoinha e contribui para a organização das ações futuras.
O evento reforçou o compromisso da gestão municipal em valorizar os artistas e trabalhadores da cultura, além de integrar o setor turístico como aliado estratégico no fortalecimento da identidade local e no desenvolvimento sustentável de Alagoinha do Piauí.
Na ocasião, a primeira-dama Hortalina Bezerra teve a honra de receber, das mãos do artista plástico Djalma Brito, um quadro que faz referência à cultura histórica do município. Na entrega, foi destacado que “maior que o gesto de carinho e atenção é a simbologia por trás de cada pincelada”.
Fonte: Web Piauí