Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

CTA de Picos notificou 23 casos de Aids em 2016

Já para a sífilis o cenário é preocupante. Até novembro foram diagnosticados 97 casos, 19 a mais do que 2015. casos de hepatite até o momento.

em 01 de dezembro de 2016

Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) – Foto: Fabrício Sousa

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) registrou, até novembro de 2016, 23 casos de HIV. Até o momento, nove notificações a menos do que foram registradas em 2015, quando durante todo o ano foram diagnosticados 32 casos de Aids.

Sobre a redução, a coordenadora do órgão, Ozeany Voeira atribui principalmente às formas de prevenção e a disseminação de informações. “Atribuímos isso as formas de prevenção e a adesão ao tratamento porque a partir do momento que aquela pessoa faz o tratamento, sabe o diagnóstico da doença, ela vai se prevenir, estará orientando outras pessoas a estar se prevenindo e evitar a contaminação”, disse.

Ozeany Vieira - Foto: Fabrício Sousa
Ozeany Vieira – Foto: Fabrício Sousa

Já para a sífilis o cenário é preocupante. Até novembro foram diagnosticados 97 casos, 19 a mais do que 2015. O órgão não diagnosticou nenhum caso de hepatite até o momento.

O CTA, que realiza exames de HIV, sífilis, hepatite B e C, atende todos os municípios que compõem o Vale do Guaribas, realizando assim uma média mensal de 450 exames.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Hoje, 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Dia em que se concentram discussões a cerca de questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV. Em Picos, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza durante todo o dia atividades de conscientização a cerca do tema.

img-20161201-wa0007

“Pela manhã a gente começou com as palestras explicando à população sobre a Aids, falando um pouco sobre a doença, a importância de vir realizar os testes com antecedência para estar detectando um diagnóstico precoce, a importância do tratamento, explicando que aqui fazemos todo o acompanhamento mediante do resultado positivo e a importância da prevenção e o uso do preservativo acima de tudo, porque previne não só contra a Aids mas contra as outras DST’s”, explicou Ozeany.

img-20161201-wa0004

Prevenção

A camisinha é um método de prevenção contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além de evitar uma gravidez não planejada.

O CTA de Picos distribui mensalmente cerca de 20 mil preservativos, sendo 15 mil masculinos e cinco mil femininos, que ficam a disposição da população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

img_3312

“A distribuição é de livre demanda, qualquer pessoa pode vir aqui no CTA que nós distribuímos estes preservativos. Fazemos esta distribuição para os postos de saúde, os representantes vêm todo mês aqui e pega a quantidade requerente a cada unidade básica, então temos esse material aqui a disposição de toda a população e de todos os postos de saúde. As escolas que queiram distribuir para os alunos, também estamos aqui a disposição”, disse a coordenadora.

Portal Grande Picos

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.