Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Nossa Senhora da Conceição: santa católica é celebrada hoje em 17 cidades do Piauí

em 08 de dezembro de 2021

Nossa Senhora da Conceição é a santa da igreja católica cuja festa litúrgica acontece no dia 8 de dezembro, data em que muitas cidades brasileiras terão feriado. É o caso de Campinas (SP), Teresina (PI), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), entre outras.

A celebração tem sabor especial para os falantes de língua portuguesa. Isso porque a santa é a padroeira de Portugal e de toda a lusofonia. Nossa Senhora da Conceição também é a padroeira dos Estados Unidos.

No Brasil, Nossa Senhora da Conceição tem relação umbilical, digamos, com Nossa Senhora Aparecida. Afinal, a imagem da futura padroeira do Brasil é, na realidade, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. É por isso que a data é tão importante no país.

Conheça a história da santa ser tão festejada neste dia 8 de dezembro a seguir.

No Piauí, 17 municípios têm a santa como padroeira. No entanto, centenas de comunidades e paróquias espalhadas por todo o estado são dedicadas à Nossa Senhora da Conceição.

A maior festa do estado acontece na cidade de Barras, a 120 km de Teresina. Hoje também é feriado em Teresina, Ilha Grande do Piauí, Luís Correia, Caxingó, Brasileira, Pedro II, Sigefredo Pacheco, Porto do Piauí, Francisco Ayres, Conceição do Canindé, Ipiranga do Piauí, Bocaina, São Julião e Corrente.

Hoje, em todas as cidades onda a santa é padroeira, será um dia repleto de muita oração, rezas, missas e procissão. Em Barras, cidade que concentra a maior festa do estado, haverá missas às 6h, 9h, 12h e às 16h. Em seguida, haverá procissão com a imagem da padroeira por algumas ruas da cidade. Milhares de romeiros de Barras e de diversas cidades da região são aguardados para participar de pelo menos uma das celebrações ao longo do dia.

A primeira coisa para entender Nossa Senhora da Conceição é compreender o que é o conceito de “Nossa Senhora” dentro da igreja católica. Todas as “nossas senhoras” se referem a Maria, mãe de Jesus. E os títulos fazem referência a manifestações da Virgem Maria em locais específicos – casos de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Aparecida – ou episódios específicos, como acontece com Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Dores. Nossa Senhora da Conceição está no segundo grupo.

No caso da padroeira de Portugal, o título faz referência à Imaculada Conceição, um dogma cristão que afirma que a Virgem Maria teria sido preservada do pecado.

“A questão da Imaculada Conceição é que Maria, em vista da encarnação de Cristo, foi preservada pelo Pai, de corpo e alma, da mancha do pecado original. Cristo não poderia ser gerado no ventre da Virgem Maria se houvesse pecado. Por isso, imaculada”, explica Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

A devoção à Nossa Senhora da Conceição é antiga. Oficialmente, a igreja católica festeja a data de 8 de dezembro desde 1477, quando a celebração passou a constar no calendário após ordem do papa Sisto IV.

A festa ganhou força em Portugal ao longo do tempo, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser considerada a padroeira da nação em 1646. Com isso, as colônias lusitanas, como o Brasil, automaticamente passaram a ter a santa como padroeira.


Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.