Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado – Cuidados com a dengue

Saúde de Padre Marcos realiza campanha alusiva ao Março Lilás

em 26 de março de 2024

Visando a promoção da saúde das mulheres do município, a Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria de Saúde, realizou durante os dias 25 e 26 deste mês, uma campanha em alusão ao março lilás, que é o mês de prevenção e combate ao câncer de colo de útero.

Durante a segunda-feira (25) e a terça-feira (26), foram realizadas as coletas de citologia oncótica, que se refere ao exame preventivo do colo de útero, mais conhecido como Papanicolau. Além disso, teve um momento de troca de informações que foi conduzido pelas Enfermeiras Itamara Dantas e Conceição Feitosa.

 

A enfermeira Itamara Dantas explicou acerca da atividades que foram realizadas durante a campanha e ressaltou o apoio da gestão municipal. “Nós realizamos a coleta de citologia oncótica, que é uma campanha que a gente faz em alusão ao março lilás, que é o mês de combate ao câncer de colo do útero. Essa parceria, ela vem da Secretaria de Saúde com o apoio da gestão municipal, que nos oferta os materiais de ótima qualidade, um amplo espaço, que dá para receber várias mulheres”, explicou.

Na ocasião, a enfermeira Itamara Dantas destacou ainda a importância de as mulheres estarem procurando os órgão de saúde para realizarem o exame, “E é de suma importância, que uma vez por ano, todas as mulheres que deram início a vida sexual, elas possam estar realizando esse tipo de exame, porque é ele que vai detectar de forma precoce o câncer de colo de útero”, disse.

Já a enfermeira Conceição Feitosa enfatizou que a saúde do município dispõe do exame para as mulheres toda semana. “O exame de papnicolau ele é feito semanalmente no município de Padre Marcos, nas três áreas de abrangência, mas nesse mês de março, a gente aproveita para dar uma ênfase maior nesse cuidado, na importância dessa prevenção, porque o câncer de colo de útero é o terceiro mais comum entre as mulheres”, enfatizou.

Conceição Feitosa pontuou ainda que a campanha foi abraçada pelas mulheres do município, uma vez que teve uma grande participação nas atividades que foram realizadas. “A campanha teve total aceitação da população, onde nós fizemos durante dois dias intensivos de coleta, e as mulheres tiveram uma rápida conversa sobre os principais sinais e sintomas”, pontuou.

Veja mais imagens!