Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Governo do Estado
Rede Brasil

Cerimônia canônica marca elevação da Paróquia da Imaculada Conceição em São Julião

em 17 de julho de 2021

 

Cerimônia canônica marca elevação da Paróquia da Imaculada Conceição em São Julião

A comunidade católica de São Julião celebrou na noite desta sexta-feira, 16 de julho, a solenidade canônica de elevação da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A cerimônia foi celebrada pelo bispo da diocese de Picos, Dom Plínio Luz, em via pública ao lado do templo da paróquia no centro da cidade de São Julião, e assistida por centenas de fiéis presentes no local e por meio de transmissão ao vivo na internet.

Participaram da solenidade canônica diversos párocos, padres, seminaristas, diáconos e freiras que integram a diocese de Picos.

Estiveram presentes também o prefeito municipal de São Julião, Dr. Samuel Alencar, o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edizaldo Rocha, o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito e outras demais autoridades públicas.

A celebração canônica seguiu todos os protocolos de biossegurança da Covid-19, como o distanciamento social em espaço aberto e o uso obrigatório de máscaras.

Sonho Antigo

A instalação da paróquia Imaculada Conceição era um sonho antigo da sociedade sãojuliãoense.

A elevação  foi estabelecida oficialmente no último dia 16 de junho por meio de decreto do bispo Dom Plínio. Até então, a igreja de São Julião integrava a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras.

A nova paróquia é composta pelos templos católicos de áreas pastorais pertencentes aos bairros e localidades dos municípios de São Julião e Vila Nova do Piauí.


Antes de iniciar a celebração eucarística de instalação, foi realizada ainda no final da tarde uma apresentação ilustrando a história antiga da igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Enquanto sanfoneiros tocavam o hino da Imaculada, homens representando vaqueiros, dentre eles o prefeito Samuel Alencar e os fazendeiros Raimundo Luz e Agnaldo Ramos,  trouxeram um andor com a imagem da santa ao lado senhoras com lamparinas e rosários.

Além disso, representantes de cada comunidade exibiram os seus padroeiros e seus estandartes.


Pároco Pe. Ramires

Na ocasião, o padre Francisco Ramires Barros Moura também foi oficializado como o 1° pároco de São Julião. O sacerdote atuava enquanto vigário da área pastoral do município desde agosto de 2019.

O Pe. Francisco Ramires, celebrou a elevação à condição de paróquia da Imaculada Conceição e agradeceu a comunidade envolvida na preparação da solenidade:

“Nessa noite o meu coração é só gratidão, desde a minha chegada até São Julião e Vila Nova sempre pude contar com muitas mãos estendidas, no serviço, no louvor, na animação das comunidades, muitas pessoas que na simplicidade da vida cotidiana, na sua fé simples e pura também moldaram o meu ministério. Se sou o primeiro pároco de São Julião, São Julião também é o meu primeiro amor do meu jovem ministério sacerdotal. Agradeço de todo o coração, a todos que possibilitaram esse momento. Cada experiência, cada alegria, briga, conquista e decepção foram ensinando o meu coração de padre jovem e sou grato a Deus pelo presente que levarei por toda a vida, a devoção à Imaculada Conceição, pois como é bonita a fé de vocês e o jeito que vocês cantam o hino da padroeira. Nós começamos um compromisso de envolver a todos e cuidar de todos, que a Imaculada nos ajude hoje e todos os dias. Povo de Deus eu conto com cada um de vocês. Parabéns! Vocês fizeram essa festa” disse o pároco Francisco Ramires.

Prefeito de São Julião, Samuel Alencar

Em discurso aos presentes, o prefeito municipal de São Julião, Dr. Samuel Alencar, destacou a satisfação em presenciar a concretização de um sonho antigo:

“Tenho a honra de em nome de todos que circundam esse altar, sobretudo do povo de São Julião e da Vila Nova, externar o meu contentamento e gratidão em ver realizar o sonho dos nossos antepassados e nosso sendo realizado. Hoje marca a nossa vida a instalação da tão sonhada paróquia, fruto de tanto empenho de homens e mulheres trabalhadores, está no coração de cada um de nós o amor e devoção a Virgem da Conceição, nossas mães e avós nos minaram cantando o hino da padroeira, assim me congratulo com a diocese de Picos, na pessoa do bispo Dom Plínio e estendo a todo clérigo. Vamos sonhar com dias melhores, vencendo a pandemia e combatendo injustiça, parabenizo toda a comunidade paroquial, agora é um compromisso de todos nós, estendo a minha gratidão ao Pe. Ramires que tomou a peito esse projeto. Peço a Imaculada Nossa Senhora da Conceição que rogue por cada um de nós para que suportemos essa crise e nos empenhemos em criar um mundo novo” falou o prefeito de São Julião.

 

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.