Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Prefeitura de Padre Marcos realiza 1ª Plenária Municipal sobre Saúde Mental

em 28 de janeiro de 2022

A prefeitura municipal de Padre Marcos, por meio das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro, a I Plenária Municipal de Saúde Mental sob o tema A política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.

A plenária foi realizada no clube centro social urbano e contou com a presença do prefeito José Valdinar da Silva, a secretária de saúde, Maria Lúcia, a secretária de assistência social, Maria Lucicleide, a psicóloga Vanessa Marques, a assistente social, Alexsandra Modesto, e os demais servidores de ambas as Pastas.

Maria Lúcia

A secretária municipal de Saúde, Maria Lúcia, agradeceu a todos os presentes na plenária:

“As minhas palavras são de agradecimento a Deus e a todos vocês aqui presentes que vieram prestigiar a nossa plenária, se não fossem vocês, os usuários da Saúde, não teríamos essa plenária. Por isso eu quero agradecer a cada um de vocês, aos agentes de saúde, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, os técnicos de enfermagem e os fisioterapeutas. Agradeço de coração a todos” disse.

Enfermeiro Wolney Barros

O enfermeiro Wolney Barros falou sobre a necessidade da articulação de políticas públicas voltadas aos pacientes da saúde mental:

“Há muitos anos se tenta criar essa rede para melhorar o tratamento dos pacientes da saúde mental e com a pandemia tivemos esse pretexto pra articular os cuidados com as pessoas. O ministério da saúde está agindo na busca desse desejo que é muito antigo. Quanto se trata de saúde mental não é somente sobre as pessoas que possuem transtornos mas sobre outras questões como os problemas de vício em drogas e álcool. O público é muito vasto de pessoas que estão com sofrimento psíquico” falou.

Consssita

Já a enfermeira Consssita destacou os principais objetivos da plenária:

“O eixo central da nossa plenária tem como diretriz fortalecer e garantir políticas públicas sobre o cuidado da saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos. Nós sabemos que esses pacientes não são mais tratados como antigamente em relação aos manicômios, graças a reforma psiquiátrica. Precisamos estabelecer propostas pra que essa realidade seja cada vez mais distante da gente. O adoecimento em saúde mental é enorme e com a pandemia piorou e por isso a urgência de se trabalhar de forma cada vez mais séria e fortalecida.” explicou.

Prefeito Valdinar Silva

O prefeito Valdinar Silva também falou sobre a importância das políticas voltadas a questão da saúde mental:

“A política da saúde mental nos dias atuais é importante para uma sociedade, por ser um tema atual e de extrema necessidade. A nossa cabeça é quem segura o restante do corpo, quando estamos bem emocionalmente as coisas fluem e acontecem de maneira leve. Esse vai ser um trabalho conduzido não apenas pela Saúde mas pela assistência social e a educação que irão encarar de frente fazendo com que esse assunto seja trabalhado no meio social. Temos que estar preparados para isso e por isso essa plenária é importante para nos preparar sobre as demandas que irão vir na saúde mental, estamos começando o ano bem aprendendo sobre esse tema” disse.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.