Banner topo – Governo do Estado – Mãos higienizadas Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – governo do Estado – Economia com responsabilidade Banner topo – Armazém do povo Banner topo – governo do Estado – Máscaras
Rede Brasil

Em Simões, servidores das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação promovem ações do ‘Setembro Amarelo’

em 30 de setembro de 2019

No último dia 25, a gestão do prefeito Zé Wlisses promoveu, através das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, mais um momento de atividade alusiva ao ‘Setembro Amarelo’, a campanha conhecida mundialmente onde os esforços são destinados à mobilização em prol da vida.

O momento, de palestras e rodas de conversas, foi realizado no auditório do Centro de Referência da Assistência Social, em Simões (PI), com o objetivo de trazer a comunidade escolar para refletir sobre a valorização da vida, abordando subtemas como: resiliência, empatia e comunicação interpessoal.

Segundo os organizadores, a missão desta campanha no município é levar opção de ajuda até as pessoas que possam estar precisando, apresentando profissionais que podem ser posteriormente procurados, sobretudo por adolescentes, dos quais muitos sofrem em silêncio.

“Na medida em  que eles escondem, aumentam a ansiedade podendo entrar em depressão ou em outro transtorno mental. Nós, como profissionais, temos a obrigação de esclarecer e orientar a todos como e onde buscar ajuda”, disse a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Maria do Rosário.

Para a assistente social do CAPS, Camila Modesto, é importante ter atenção aos problemas psicológicos dos munícipes durante todo o ano, não apenas na campanha mensal.

“O evento tem como princípio básico a valorização da vida, que é um tema que deve ser tratado todos os meses, não só em setembro. O tema foi abordado em conjunto com saúde e educação, trabalhando intersetorialmente, o que é de grande e fundamental importância para toda comunidade possa estar inserida”, disse a assistente social.

Já a coordenadora do CAPS, Maria Suely, afirmou que a campanha resulta em um impacto positivo onde os profissionais puderam perceber que se puderem doar mais tempo para ouvir as pessoas e trabalhar mais sobre a vida, é possível controlar ou diminuir a incidência de suicídios.

Também estiverem envolvidos no evento, o diretor da escola Raul Sérgio, professor Wellington Carvalho; a coordenadora do PNI, enfermeira Renata Sulamita; dentre outros servidores.

Com informações e fotos de Simoesonline

SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil. Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas alguns, e até mesmo times de futebol, como o Santos FC, Flamengo e Vitória da Bahia, participam da campanha.

Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

 Faça parte desta causa! E não se esqueça:

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental! (setembroamarelo.org.br)

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.