Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Em Fronteiras, Programa Viva o Semiárido é lançado no município

O Programa está dividido em quatro eixos prioritários: Desenvolvimento Produtivo, Educação Contextualizada, Desenvolvimento Interinstitucional e Gestão de Projetos, beneficiando vários seguimentos como a cajucultura

em 29 de maio de 2017

A prefeitura de Fronteiras lançou junto com o governo do estado na manhã desta segunda-feira (29), o Programa Viva o Semiárido.  O Projeto Viva o Semiárido é um projeto de fortalecimento para desenvolver atividades rurais com apoio financeiro não reembolsável que beneficia comunidades associativas.

O Programa está dividido em quatro eixos prioritários: Desenvolvimento Produtivo, Educação Contextualizada, Desenvolvimento Interinstitucional e Gestão de Projetos, beneficiando vários seguimentos como a cajucultura para aproveitamento da castanha e pedúnculo, além de produção de cajuina; Apicultura a caprinocultura; hortaliças; piscicultura e outros projetos produtivos que podem ser implementados no Semiárido, abrangendo  quatro dos onze territórios nos quais o estado se divide. Estes territórios ocupam a maior parte da região semiárida do Piauí e inclui 89 municípios. Os territórios incluídos são: Vale do Sambito; Vale do Rio Guaribas ; Vale do Rio Canindé; e Serra da Capivara.

O coordenador regional do PVSA, Zezé Oliveira, destaca a fase em que o projeto se encontra na cidade de Fonteiras “O projeto foi iniciado aqui em Fronteiras no ano passado, estamos hoje trazendo a consultora da equipe de educação para capacitação de educadores, os projetos estão em parte produtiva. São 3 projetos em andamento: uma para criação de caprinos e ovinos e dois na produção de piscicultura. O PVSA é de 2013 e contempla 89 municípios do estado somos do território do Vale do Guaribas 23 municípios, atuamos desde 2015. Nos município que o projeto saiu na frente, alguns já estão sendo aprovados, contratados e já estão atuando.

A Instrutora do Projeto Viva o Semiárido, Francisca Maria, irá capacitar a equipe pedagógica das escolas municipais “teremos 40 horas de formação e eu como capacitadora e coordenadora do Vale do Guaribas fico muito feliz em voltar a esta cidade onde trabalhei por muitos anos. Durante a formação teremos muito sobre o que aprender e experiências a trocar” falou a instrutora.

A prefeita, Maria José, disse do contentamento em receber o projeto que beneficiará o município desenvolvendo potencialidades da cidade “esse projeto riquíssimo que vai nos trazer uma gama de benefícios para nossa região que é uma área muito penalizada por questões climáticas, onde  a falta d’água é o que mais nos preocupa no momento muito alegra, tudo aquilo que vier de benefícios para o nosso município será bem vindo, a todos da equipe da SEDUC que estão hoje aqui para capacitar nossos educadores sejam bem vindos, é muito importante que no diz respeito a economia do nosso município receber este grandioso projeto e toda capacitação e formação que contextualiza com o meio em vivemos, diante das dificuldades enfrentadas na região semiárida. É diante dos obstáculos que devemos buscar melhorias e soluções para melhorar o nosso município, dias melhores para que Fronteiras se desenvolva cada vez mais, meu muito obrigada, que as atividades desse projeto sejam desenvolvidas a altura daquilo que ele trás para nós, que possamos atender altura do que ele nos propõe” comentou Maria José.