Banner Topo -Virtex Telecom Banner Governo do Estado Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

Com investimentos de 04 bi, empresa IBITU energia implanta parque solar em Caldeirão Grande; governador Wellington Dias e prefeito Filipe Gonçalves participam da solenidade

em 14 de janeiro de 2022

Com investimentos de 04 bi, empresa IBITU energia implanta parque solar em Caldeirão Grande do Piauí; governador Wellington Dias e prefeito Filipe Gonçalves participam da solenidade

O governador Wellington Dias retomou nesta sexta-feira, 14 de janeiro, o cronograma de inaugurações e acompanhamento de obras executadas nos 224 municípios piauienses pelo Governo do Estado com investimentos do Programa de Desenvolvimento Econômico e Social – PRO Piauí.

No início da manhã, o chefe do Executivo estadual, acompanhado de sua comitiva, visitou o município de Caldeirão Grande do Piauí onde participou do lançamento da construção do Complexo Solar Caldeirão Grande 2.

O investimento na construção do complexo pela empresa Ibitu Energia Solar é estimado ao todo em R$ 04 bilhões. Com previsão de conclusão em 2024, o empreendimento deve gerar cerca de 2.700 empregos diretos e indiretos ao longo de três anos.

A previsão é que o complexo será o maior gerador de energia solar do Piauí e do Brasil com capacidade de produção de 1GW, fornecendo eletricidade inicialmente nesta primeira etapa para cerca de 280 mil pessoas.

A cidade de Caldeirão Grande do Piauí foi escolhida para sediar a iniciativa após estudos  feitos pela empresa e a aprovação de incentivos fiscais por parte da prefeitura e do governo estadual.

O município já se destaca pelos grandes investimentos para geração de energias renováveis. Com esse novo parque, a capacidade de produção de energia limpa do Piauí será reforçada significativamente.

Além do governador, estiveram presentes na ocasião o prefeito de Caldeirão Grande, Filipe Gonçalves, a vice-prefeita Zuleide Leal, a presidente da Câmara Municipal, vereadora França Miranda, o secretário estadual de fazenda, Rafael Fonteles, o deputado federal Merlong Solano, o deputado estadual Georgiano Neto, o secretário estadual de mineração e energias renováveis, Howzembergson Brito, o secretário estadual de meio-ambiente, Daniel Marçal.

Também participaram da solenidade os vereadores municipais, prefeitos e vices de municípios vizinhos da região e demais autoridades públicas.

Prefeito Filipe Gonçalves

O Prefeito Filipe Gonçalves falou sobre a expectativa de geração de empregos com a construção e instalação do novo parque:

“Hoje o sol está trazendo desenvolvimento, renda e qualidade de vida para o povo da nossa região. A nossa esperança é que o progresso e o desenvolvimento chegue cada vez mais para o nosso município. Algo que foi acordado com ênfase é a questão empregatícia, nós temos a previsão da geração de muitos empregos. E enquanto prefeitura nós estamos aqui para defender os direitos da nossa população. Esse é um dia histórico e importante para Caldeirão Grande, para as cidades vizinhas e para o Piauí. Investimentos em energias renováveis são o futuro e tomarão conta do mercado nos próximos anos. A nossa meta é através da parceria com o governo do estado, trazer cada vez mais notícias boas para o nosso povo” disse o prefeito.

Wellington Dias

O governador do Piauí, Wellington Dias, enfatizou a importância do projeto para o estado:

“Caldeirão Grande irá produzir cinco vezes mais a quantidade de energia que é produzida na hidrelétrica de Boas Esperança, por exemplo, e sem alagar o terreno, sem causar tantos danos ambientais como as hidrelétricas, que também são energia renovável dependendo das chuvas. Energia essa que todos nós dependemos numa região como a nossa, podendo transformar a energia do sol e os ventos em um fator econômico. Nenhum plano pode ter imaginado um dia um investimento de 04 bilhões de reais em Caldeirão Grande, estamos falando de mais 20 bilhões de reais efetivamente investidos em energia limpa em todo o Piauí, colocando o estado como gerador de 03 vezes mais energia do que nós consumimos e por isso exportamos essa energia limpa, que depende de uma fonte que é inesgotável e gera renda e empregos diretos e indiretamente. E além disso estamos celebrando os investimentos no social, na educação e no ambiental. O que está acontecendo aqui é algo para essa geração e para as gerações futuras, para que tenhamos cada vez mais orgulho dessas riquezas do Piauí e vamos seguir cuidando!” enfatizou o governador.

Deputado Georgiano Neto

O deputado estadual Georgiano Neto mencionou a alegria pela implantação do complexo, e consequentemente pelos benefícios sociais e econômicos trazidos para a população:

“No meio de uma das regiões mais secas do estado surge uma oportunidade como essa, o que era uma dificuldade no passado agora passa a ser uma esperança para o futuro. Com mais esse investimento em Caldeirão Grande se garante renda, empregos e riquezas para o município e como representantes ficamos muito felizes por acompanhar esses momentos. Aqui reafirmo essa nossa parceria com Caldeirão Grande ao lado do prefeito Filipe Douglas e do governo do estadual” falou.

Deputado Merlong Solano

O deputado federal Merlong Solano ressaltou a significante contribuição ambiental do projeto:

“Estamos tratando aqui da geração de empregos mas também da sustentabilidade não só de Caldeirão Grande e do Piauí mas como de todo o Brasil e do planeta. O Piauí está sendo protagonista nesse processo, que começou de forma lenta desde 2008, que foi quando foi instalado o primeiro parque eólico. E de lá para cá, por meio do marco legal e das políticas públicas do governo Lula e Dilma, o interesse econômico mirou nos investimentos em energias renováveis graças ao apoio institucional de todos os envolvidos. Com certeza aqui em Caldeirão Grande não tem faltado apoio com toda certeza. Vamos em frente” comemorou o deputado.

Gustavo Ribeiro

O Presidente da empresa Ibitu Energia Solar, Gustavo Ribeiro, discursou durante a solenidade e explicou as etapas e os objetivos do Complexo Solar Caldeirão Grande 2:

“Em nome de toda Ibitu gostaria de agradecer mais uma vez ao governador Wellington Dias, ao prefeito Filipe Gonçalves, aos deputados Merlong Solano e Georgiano Neto, aos secretários e todos os demais envolvidos. Essa é a primeira vez que temos essa interação com a população. Nós somos uma das maiores empresas de geração de energias no Brasil, nós já atuamos aqui no Piauí e em Caldeirão Grande. Estamos aqui há cinco anos porque acreditamos no Brasil e no Nordeste e hoje estamos compartilhando com vocês mais um marco, a criação de um dos maiores projetos de geração de energia solar no país e que ao final da conclusão será o maior do Brasil. São 213MW de energia que irá suprir a necessidade de consumo de 280 mil brasileiros, um reforço extremamente substancial gerando benefícios para toda a população. São mais de 900 empregos gerados só na primeira fase e que agrega a toda economia. Nós iremos atuar capacitando a população para trabalhar conosco em todas as etapas e esse projeto irá beneficiar a construção do futuro que sonhamos. Muito obrigado!” finalizou.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.