Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado – Carnaval

Ensino presencial e faculdades públicas têm os melhores desempenhos no Enade 2022

em 01 de novembro de 2023

Mulheres solteiras, brancas e pessoas que trabalham 40h semanais ou mais é maioria entre os avaliados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Outro dado que chamou atenção foi que o ensino presencial, que foi afetado com a pandemia, e faculdades públicas têm os melhores desempenho no exame.

Os resultados do Enade 2022 foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa nesta terça-feira (31).

De acordo com o Questionário do Estudante, predominam entre os estudantes: mulheres (59,6%), brancas (52,9%), solteiras (67,9%), pais sem graduação (67,2%), pessoas com renda familiar entre 1,5 e 4,5 salários mínimos (69%) e indivíduos que trabalham 40h semanais ou mais (51,4%).

Os dados foram apresentados pelo diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Tavares. Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados.

De acordo com os resultados, a maioria das matrículas de cursos presenciais alcançou as notas de 3 a 5, já os estudantes do ensino a distância (EAD) chegam aos índices 2 e 3. 

Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados. A informação contextualiza os resultados da prova e pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos. A orientação do Inep é que as instituições se apropriem dos dados para melhorar seus processos pedagógicos.

Novidades – Durante a coletiva, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que as licenciaturas terão avaliação anual no Enade. Também serão votadas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para esses cursos e há planos para a criação de uma agência reguladora. Segundo o ministro, o diálogo com as instituições, entidades, Conselho Nacional de Educação e sociedade civil fará com que a educação siga no caminho de aperfeiçoamento e melhoria da educação superior. “O ensino superior é tema essencial para o MEC. Por isso, o Enade tem colaborado para que o Ministério aperfeiçoe suas políticas públicas e mostrado a importância das políticas afirmativas para dar acesso às pessoas de baixa renda”.

Na educação presencial, a maioria dos concluintes são jovens de até 24 anos, enquanto no ensino a distância (EaD), a faixa etária predominante é dos 31 aos 40 anos.

Os resultados apontam também o número de concluintes que receberam subsídios ou bolsas para custear todas ou a maior parte das mensalidades. Entre os auxílios, estão o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

31,6% DOS ESTUDANTES QUE RESPONDERAM AOS QUESTIONÁRIOS SÃO BENEFICIADOS POR SUBSÍDIOS OU FINANCIAMENTOS PÚBLICOS;

18,2 % DOS CONCLUINTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E 2,8% DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS RECEBERAM ALGUM TIPO DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA;

43,1% DOS CONCLUINTES DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS RECEBERAM ALGUM TIPO DE BOLSA E 9,9% ALGUM TIPO DE FINANCIAMENTO.

RESULTADOS – CONSIDERANDO UMA EXPECTATIVA DE NOTAS EM TORNO DE 60 PONTOS, NO CASO DOS CURSOS DE BACHARELADO, COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO (56,89), SECRETARIADO EXECUTIVO (57,82) E TURISMO (54,03) TÊM MÉDIAS NACIONAIS PRÓXIMAS ÀS ESPERADAS. JÁ NOS CURSOS TECNOLÓGICOS, HOUVE DESTAQUE IMPORTANTE PARA TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA (60,04) QUE TEVE A MAIOR MÉDIA.

Concluintes – A taxa de conclusão dos cursos avaliados pelo Enade 2022 entre 2017 e 2022 varia entre 11% e 16% (mais alta apenas no curso de teologia, que é 25,8%) nos bacharelados; e entre 23% e 30% nos cursos tecnológicos. Importante considerar que a duração dos tecnológicos é menor (entre dois e três anos) que no caso dos bacharelados.

Conceito Enade – Durante a coletiva, foi divulgado o resultado do Conceito Enade, que subsidia políticas públicas, processos de supervisão e regulação da educação superior. Educação a distância corresponde a 48,7% das matrículas dos cursos do Enade 2022 e 40% dos concluintes que fizeram as provas do Enade 2022. Em algumas áreas de avaliação, como ciências econômicas e relações internacionais, há grande concentração nos cursos EaD com conceitos 2 e 3.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.

NESTE ANO, DENTRO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO CITADAS, O MEC AS SEGUINTES CARREIRAS:

– ADMINISTRAÇÃO;

– ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;

– CIÊNCIAS CONTÁBEIS;

– CIÊNCIAS ECONÔMICAS;

– COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO);

– COMUNICAÇÃO SOCIAL (PUBLICIDADE E PROPAGANDA);

– DIREITO;

– PSICOLOGIA;

– RELAÇÕES INTERNACIONAIS;

– SERVIÇO SOCIAL;

– TEOLOGIA;

– TURISMO;

– SECRETARIADO EXECUTIVO;

– TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR;

– TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES;

– TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO;

– TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA;

– TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA;

– TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL;

– TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA;

– TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS;

– TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA;

– TECNOLOGIA LOGÍSTICA;

– TECNOLOGIA EM MARKETING;

– TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS.


Por Yala Sena (com informações do MEC)

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.