Banner estado do Piaui – vai que vai Banner Estado – Vem casa nova Banner Piaui Banner prova de vida – governo do Piauí Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Piaui – Evangelina Rosa

Onda de calor no Piauí dá trégua: 36 cidades entram em alerta para chuva forte; confira a lista

em 20 de novembro de 2023

Em meio à intensa onda de calor que assola o Piauí e boa parte do Brasil, a população do Sudoeste Piauiense recebe uma notícia alentadora: 36 cidades da região estão em alerta para a ocorrência de chuvas fortes nas próximas horas. O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no último sábado (18).

Com temperaturas diárias próximas aos 40°C e baixa umidade do ar, os moradores do Piauí têm enfrentado condições climáticas desafiadoras. Entretanto, a previsão de chuva para as cidades do Sudoeste traz um alívio temporário, embora acompanhada de alertas.

O Inmet destaca que há risco de pancadas de chuva com volumes acumulados entre 20mm/h e 30mm/h, podendo atingir até 50mm/dia. Além disso, alerta para a possibilidade de ventos intensos, com velocidades entre 40km/h e 50km/h, o que pode ocasionar cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em função do alerta, o instituto orienta a população a evitar abrigar-se sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e, sempre que possível, desligar aparelhos eletrônicos. Em casos de emergência, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão disponíveis nos números 199 e 193, respectivamente.

Confira a lista das 36 cidades piauienses em alerta para chuva:

  1. Alvorada do Gurguéia
  2. Antônio Almeida
  3. Avelino Lopes
  4. Baixa Grande do Ribeiro
  5. Barreiras do Piauí
  6. Bertolínia
  7. Bom Jesus
  8. Canavieira
  9. Corrente
  10. Cristalândia do Piauí
  11. Cristino Castro
  12. Curimatá
  13. Currais
  14. Floriano
  15. Gilbués
  16. Guadalupe
  17. Guaribas
  18. Jerumenha
  19. Júlio Borges
  20. Landri Sales
  21. Manoel Emídio
  22. Marcos Parente
  23. Monte Alegre do Piauí
  24. Morro Cabeça no Tempo
  25. Palmeira do Piauí
  26. Parnaguá
  27. Porto Alegre do Piauí
  28. Redenção do Gurguéia
  29. Riacho Frio
  30. Ribeiro Gonçalves
  31. Santa Filomena
  32. Santa Luz
  33. São Gonçalo do Gurguéia
  34. Sebastião Barros
  35. Sebastião Leal
  36. Uruçuí

Fonte: Portal do Gurguéia