Após fiscalização do IBAMA reprodução de avoantes segue tranquila em São Julião
Após a intensa fiscalização de um grupo de fiscais do IBAMA que vieram ao município no intuito de proteger o pombal contra a ação predatória humana, primeiros filhotes de avoante começaram a nascer.
Cleiton Jarmes em 29 de março de 2014
O Pombal de avoantes na localidade Emparedada, zona rural de São Julião – PI após a intensa fiscalização de um grupo de fiscais do IBAMA que vieram ao município no intuito de protegê-lo contra a ação predatória humana segue tranquila.
Os caçadores se afastaram e com isso o alvoroço das pequenas pombas só aumentou. Os ninhos se aglomeram cada vez mais e os voos barulhentos das avoantes nos arredores do pombal de longe parece um nevoeiro.
Livre do perigo e da ameaça humana os ovos das aves migratórias começaram a eclodir. Num pequeno trecho é possível encontrar centenas de filhotes espalhados por toda parte.
Os ninhos também estão mais fartos, é possível encontrar de cinco a seis ovos numa só ninhada e se continuar assim, apesar das perdas, grande parte do bando de aves que se encontram em extinção vencerá essa primeira etapa na luta pela sobrevivência.
A caça é a pesca são sub-existências para alguns, portanto, é preciso que se tenha a consciência da preservação. Parabéns ao grupo Ibama.
É isso mesmo…parabéns ao IBAMA…por o excelente trabalho,não podemos deixar q a ganância nem a gula dos homens destruam nossa natureza
muito bonita as fotos,espero que o ibama fiscalize ate os filhotes estiverem pronto para viver sò.
Estive ai no pombal quando elas ainda estava começando e achei muito bonito, na epoca muitos caçadores estavam atirando, que bom q o ibama agora ta fiscalziando
Muito bonito as avoantes nascendo. Gostei da matéria e parabéns ao ibama por estar fiscalizando o pombal. Tem que preservar mesmo!