Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Governo Piauí Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

Em Alagoinha, XVI novos formandos conclui o curso de pedagogia pelo Instituto (ISEPRO)

em 02 de dezembro de 2018

A solenidade de formatura dos 16 acadêmicos do curso de Pedagogia da turma intitulada Lídia Bruna de Albuquerque Rodrigues, pelo Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO) com sede na cidade de Água Branca-PI, que está localizada a 90 km da capital Teresina, foi realizado no Clube Recreativo Vale do Sol, município de Alagoinha do Piauí.

O curso de Pedagogia da ISEPRO, modalidade ensino a distância, conta com um total de 4 anos de estudo, com 8 períodos, onde são 2 períodos por ano, com 5 disciplinas por período, contando com estágios durante o curso e a realização do trabalho de conclusão ao final.

As solenidades de formatura da turma começaram na última quinta-feira (29), a partir da 16hrs, com a realização do culto na Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. Ainda na referida quinta-feira, já as 20hrs, aconteceu a Aula da Saudade da turma de Pedagogia 2018.2, na Churrascaria Cristovão.

Dando continuidade as solenidades, já na sexta-feira (30), ocorreu a partir das 18hrs a Missa dos formandos, na Igreja São João Batista. E finalizando as celebrações, aconteceu neste sábado (01) a referida Colação de Grau no Clube Recreativo  Vale do Sol, formando 16 novos pedagogos.

O Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO) com sede no município de Água Branca-PI conta com os cursos de Serviço Social, Pedagogia, Enfermagem e Educação Física, ensino regular, e ensino a distância com os cursos de Pedagogia e Administração.

Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, o Professor da ISEPRO, Esdras, falou sobre o prazer de participar do momento de formatura, como também ressaltou a participação da ISEPRO no acompanhamento da formação dos alunos. “Hoje estou aqui para representar a instituição, é uma honra muito grande poder fazer parte desse momento tão especial na vida dos acadêmicos. A ISEPRO tem várias extensões, não só no Piauí, mas em outros estados, e a ISEPRO acompanha sempre essas extensões, através dos professores que acompanham os alunos, as notas, e apesar de estar distante, a ISEPRO sempre está presente, acompanhando os professores, acompanhando os alunos, desde  o início até o último período”, disse o Professor.

Em seu discurso, a oradora da turma, Josycleia Josilda de Brito, ressaltou toda a trajetória da turma até chegar ao momento da formatura. “Está noite tem um brilho todo especial, brilho de conquista, de gratidão, de realização e de novos sonhos, sabiamente certa vez Dom Pedro II proferiu o seguinte “se eu não fosse imperador, desejaria ser professor”. Quanta expectativa iniciamos a nossa vida acadêmica, temerosos diante do novo, do inusitado, inseguras demais em relação ao desafios que nos aguardavam, confesso que foram muitos, mas nenhum maior do que a nossa vontade de vencer, aos poucos aprendemos a nos respeitar, a nos admirar, e a compartilhar as historias de luta, de superação, de perdas, de conquistas, e nos tornamos uma pequena família. Durante esses quatro anos juntos, se formos olhar para trás, veremos que muitas coisas aconteceram, coisas ruins, mas coisas boas também, e as coisas ruins devemos deixar para trás e devemos sim recordar aquelas coisas boas que são as nossas realizações, e aqui devemos lembrar com todo carinho as coisas boas que aconteceram durante esses quatro anos”, disse a oradora.

Ainda em seu discurso, a oradora fez questão de ressaltar a contribuição de familiares e professores no processo de formação. “Reconhecemos que essa vitória só foi possível porque podemos contar com os magníficos alicerces que Deus colocou para nos sustentar, os primeiros foram os nosso queridos pais, a quem agradecemos por nos amar incondicionalmente e nos ensinarem que é nosso dever sonhar, lutar, planejar, executar e transformar positivamente as nossas vidas, então essa vitória é de vocês, paralelamente nossos cônjuges que conosco lutaram para que esse nosso sonho se tornasse realidade, filhos, irmãos, sogros e amigos, que nos sustentaram e nos fortaleceram, oferecendo compreensão durante os muitos momento que estivemos atarefados demais, devemos agradecer da mesma forma aos nossos mestres e mestras, que em quatro anos vindo de terras distantes para cumprir com serenidade a missão de educar, formaram-nos, em um processo de mediação do conhecimento”, completou a oradora.

Em sua palavra, o patrono da turma e ex-prefeito de Alagoinha do Piauí, Dr. Pedro Otacílio, destacou seus agradecimentos por ter sido convidado patrono da turma, enfatizando o papel importante dos futuros professores para a melhoria da educação do município. “ Quero aqui agradecer, e dizer para vocês que foi uma honra ter sido convidado patrono dessa turma, e quero aqui neste momento, que o povo de Alagoinha assiste essa formatura, e que nós temos que se sentirmos orgulhosos por ter vocês hoje como professores de Alagoinha, porque a quatro, cinco, seis anos atrás nós passamos por dificuldades quando a imprensa toda falava do problema do analfabetismo da nossa cidade, e quando naquela época eu como prefeito de Alagoinha, eu sei o quanto eu sofri, eu sei o quanto o povo de Alagoinha também sofreu , foram todos os meios de comunicação nacional e internacional voltados para nossa cidade, então hoje quero dizer a vocês que sinto-me orgulhoso, feliz por estar aqui participando do grande evento que é o evento de formatura dessa nova turma, que é a segunda turma de Pedagogia da cidade de Alagoinha, então meus amigos, minhas amigas formandas, quero aqui dizer para vocês que estou feliz e orgulhoso de participar dessa grande formatura, a todos vocês desejo êxito na nova caminhada, não esqueçam o passado, e vamos ver o futuro com mais responsabilidade, com determinação, e que cada aluno que vocês ensinarem seja como um filho de vocês, Alagoinha precisa muito de um trabalho com os professores, de vocês que estão formando, e esperamos que nós tenhamos, e que Alagoinha tenha, um futuro bem melhor”, disse o ex-prefeito.

Em seu discurso, o Paraninfo da turma e atual Prefeito de Alagoinha, Jorismar Rocha, destacou sua felicidade em ser convidado paraninfo da turma, frisando que a melhoria na educação municipal parte de uma ação conjunta. “Queria dizer para vocês que estão formando hoje, segunda turma de Pedagogia,  eu que fiz parte da primeira turma, dizer que eu como gestor , prefeito do município , fico feliz em poder participar da primeira turma como aluno, formando, e da segunda turma como Paraninfo, dizer para vocês também que nós estamos vivendo um momento em nosso município que já tivemos turmas de Pedagogia formando aqui, já temos 50 alunos cursando administração, e fazendo com que os nosso estudantes do município não tenham, em grande parte, que se descolarem a outros municípios para fazerem seus cursos superiores, dizer para vocês também que a educação é uma luta em conjunto, de todos nós, gestores, professores, pais, alunos , merendeiros, zeladores, todos que fazem parte do ensino do nosso município”, disse o Prefeito.

Ainda em sua palavra, o Prefeito Jorismar Rocha fez questão de destacar a conquista da Unidade Escolar Alencar Mota, que ganhou o prêmio nacional de redação da CGU. “ Tivemos agora para a alegria do nosso município a Unidade Escolar Alencar Mota que ganhou um prêmio nacional em um concurso de desenho e redação, foi contemplada com esse premio nacional, e isso mostra e engrandece o nosso município, como o Dr. Pedro falou, das negatividades que se eram comentadas anteriormente no nosso município, e agora estamos vivendo um período que está sendo colhido bons frutos em nossa cidade, tem sempre um trabalho voltado para educação, esperando que possamos ter resultados ainda melhores futuramente”, afirmou.

Em sua palavra final, o Prefeito de Alagoinha desejou todo empenho e conquistas para os novos formandos da turma de Pedagogia. “Queria dizer a vocês que estão formando que usem o conhecimento adquirido  para melhorar a vida das pessoas, transmitir conhecimento adquirido por vocês durante o curso, para futuras turmas que vocês vão ministrar aulas, queria agradecer a cada um de vocês pelo convite para ser paraninfo da turma, é um prazer e um agradecimento imenso pela consideração, e dizer a todos vocês que estudem, façam mestrado, façam doutorado, se capacitem e que usem o conhecimento de vocês que foi adquirido, para melhorar a qualidade de ensino do nosso município, que é uma responsabilidade de todos nós”, finalizou o Prefeito.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.