Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Pacientes chegam aguardar 24 horas em fila de espera por leitos de UTI no Piauí

em 05 de março de 2021

No momento mais letal da pandemia, pacientes no estado estão aguardando até 24 horas a espera de um leito de UTI nos hospitais do Piauí. A informação foi confirmada pela Gerência Estadual de Regulação de Leitos. O piauiense já enfrenta fila de espera por internação. O perfil das pessoas que precisam de uma Unidade de Tratamento Intensivo mudou e são pacientes jovens e com obesidade. Antes era mais idoso.

Hoje, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério da Saúde reative imediatamente 278 leitos de UTIs no Piauí voltados para internação de pacientes com a Covid-19.

A gerente do Complexo Regulador do Estado, Luciene Formiga, informou que uma média de 10 a 15 pessoas por dia estão esperando por leito de UTI. Ela explica que a fila é dinâmica, há momento que a situação é mais crítica e em outras mais ágil.

“É paciente entrando no sistema e outros saindo. Mas, o tempo de espera chega a 24 horas, devido a demanda que aumentou desde o início do ano”, disse a gerente.

De acordo com Luciene Formiga, a região mais crítica é a Norte, principalmente em Piripiri, Campo Maior e Parnaíba, que tem apresentado maior demanda.

“Enviamos pacientes onde têm vagas. Se não tem em Piripiri enviamos para Parnaíba, se não tem vagas em Parnaíba vem para Teresina”, disse a gerente.

O nível de ocupação de leitos de UTI está acima de 80%, o que levou o governo do estado adotar novas medidas restritivas. Hoje, o governo publicou decreto que prorrogou o toque de recolher e o lockdown parcial nos finais de semana como medida para conter a alta dos casos e óbitos no Piauí.

O estado registra mais de 176 mil casos de Covid-19, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) com 3.402 óbitos.


Via Cidade Verde

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.