Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado – Cuidados com a dengue

No Piauí, oito açudes estão com 100% da capacidade máxima; ribeirinhos estão em alerta

em 22 de março de 2024

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou na tarde desta quinta-feira (21) que oito açudes já estão com 100% da capacidade máxima de água, alguns chegando a transbordar. A mais recente que sangrou foi a barragem do Estreito, na cidade de Francisco Macedo. A população ribeirinha está sendo orientada a ficar em alerta sobre possíveis alagamentos.

Com o aumento das chuvas, elevando o leito dos rios, riachos e açudes, algumas barragens estão sendo monitoradas pela Semarh.

Os açudes que estão com 100% da capacidade máxima são:

Açude Ingazeiras – em Paulistana

Açude Pedra Redonda – em Conceição do Canindé

Açude Piracuruca

Açude Emparedado – em Campo Maior

Açude Caldeirão – Piripiri

Açude Mesa de Pedra – Valença

Açude Estreito – Francisco Macedo

Açude Salinas – em São Francisco do Piauí

No levantamento da Semarh, o açude Jenipapo, em São João do Piauí, está com 91% da capacidade, barragem Nonato, na cidade de Dom Inocêncio, está com 61%, já açude Bocaina, tem 55% do volume de água, açude Petrônio Portela está com 13% e Piaus, no município de São Julião, tem 37% da capacidade.

Igor Klaus, diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh, informou que a Secretaria monitora 25 barragens no estado através da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos.

“Como o período de chuva e principalmente agora com chuvas em nível elevado aumenta drasticamente o volume dos reservatórios dos rios no estado. Lembrando que os ribeirinhos precisam ter uma atenção especial nesse período e informar os órgãos estaduais, principalmente Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Semarh sobre qualquer anomalia relativo a rios, riachos ou lagoas de sua região”, disse Igor Klaus.

Fonte: Cidade Verde