Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo

Defesa Civil alerta para riscos de deslizamentos no período chuvoso

300 residências estão sendo monitoradas na cidade de Picos.

em 22 de dezembro de 2016

As primeiras chuvas que caíram no início de dezembro na cidade de Picos deixaram a população em alerta. Comum neste período do ano, alguns problemas já começam a aparecer: obstrução de galerias, riscos de deslizamentos de terras e alagamentos.

Casa desabou durante temporal em Picos – Foto: Samuel Almondes

Buscando prevenir os picoenses contra tais riscos, a Defesa Civil de Picos já monitora 300 residências situadas nos bairros Paroquial, São Vicente, São José, Morro da AABB, DNER e Passagem das Pedras, consideradas zonas de risco. Até o momento, o órgão não registrou ocorrências de maiores gravidades, mas medidas protetivas já estão sendo tomadas.

“Para evitar tragédias, o órgão está realizando um trabalho preventivo nessas áreas e conta com a colaboração dos moradores. Nesse ano ainda não tivemos desabamentos, mas estamos fazendo o monitoramento nessas áreas, totalizando mais de 300 imóveis. A ocorrência mais registrada é deslizamento de encostas”, explicou Oliveiro Luz, coordenador da Defesa Civil de Picos.

Em se tratando dos transtornos que a população já enfrenta está a obstrução de galerias que ocasiona alagamentos e pode contribuir para os deslizamentos de terra. O secretário de Obras, Luís Coelho Rodrigues, explicou que a Prefeitura de Picos está passando por um período de contenção de gastos, e que toda e qualquer obra será retomada no dia 02 de janeiro, isto também vale para os problemas provocados pelas chuvas.

“Sabemos que o período agora devido a crise que atinge as prefeituras brasileiras é de diminuir os gastos. Mas continuamos fazendo nosso trabalho, no que podemos realizar. Diante do recesso, as obras voltarão a ser executadas no dia 02 de janeiro”, disse o secretário.

Até o momento segundo dados do INMET já choveu na cidade de Picos 73 milímetros. A possibilidade de temporais não é descartada.